Camilo abre na frente no fim de semana da Stock Car em Tarumã

(Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)


A tarde que abriu a programação da etapa de Tarumã da Stock Car teve Thiago Camilo como soberano. Vindo do Grupo 2, o piloto da RCM, terceiro colocado no campeonato, emendou uma boa sequência de voltas rápidas e já aparecia em primeiro na fase final da sessão desta sexta-feira (6). Mas quando restavam poucos minutos para o desfecho do treino, Camilo foi avassalador ao cravar 1min09s060, enfiando nada menos do que 0s420 sobre o segundo colocado, Vitor Genz, piloto da casa. Allam Khodair concluiu o treino em terceiro lugar.

Ricardo Zonta, também oriundo do G2 como os outros três primeiros, conseguiu o quarto melhor tempo desta tarde em Viamão. Valdeno Brito foi o mais rápido do Grupo 1 e fechou o rol dos cinco mais rápidos do treino. Marcos Gomes, líder do campeonato e favorito ao título da temporada 2015, não conseguiu se colocar entre os ponteiros, terminando só em 22º, diferente de Cacá Bueno, sexto colocado nesta tarde em Tarumã.

Dentre os 33 pilotos inscritos para a etapa de Tarumã, o primeiro grupo foi formado por Felipe Fraga, Tuka Rocha, Popó Bueno, Rubens Barrichello, Max Wilson, Galid Osman, Átila Abreu, Luciano Burti, Daniel Serra, Valdeno Brito, Felipe Lapenna, Denis Navarro, Gabriel Casagrande, Antonio Pizzonia, Mauro Giallombardo e Felipe Guimarães, que neste fim de semana também corre no Brasileiro de Turismo em Tarumã.

Fraga abriu a sessão na frente depois de marcar 1min10s740, seguido por Serra e Lapenna, com Valdeno em quarto lugar. Na sequência, Max assumiu a segunda posição e marcou tempo apenas 0s028 mais lento em relação ao jovem tocantinense da Voxx Racing. Assim como foi no ano passado, a direção de prova optou por definir a chicane antes da Curva do Laço como parte do traçado de Tarumã.

Com 20 minutos de sessão para o Grupo 1, Wilson tomou a liderança de Fraga e o superou em 0s201. Só que os tempos melhoraram de forma considerável ao longo da sessão. Dez minutos depois, o líder era Burti, que ficou perto de romper a barreira de 1min09s em Tarumã. Com 1min10s019, o piloto da RZ tomou a ponta da tabela de tempos e abriu 0s315 para Valdeno, que assumia a segunda posição, deixando Max em terceiro.

Aí a bandeira vermelha foi acionada quando faltavam 23 minutos para o fim da sessão em Viamão. Mas o treino foi retomado pouco depois, e aí os pilotos ganharam novamente a pista para buscar o máximo possível de quilometragem na fase final do treino.

Átila, disposto a buscar a vitória que acabou perdendo em Curitiba — em virtude de uma falha no sistema de luz de freio —, subiu para segundo. Em seguida, o piloto da AMG tomou a ponta de Burti com 1min10s001. Mas aí Serrinha tratou de quebrar a barreira dos 1min10s ao colocar a Red Bull na liderança com 1min09s903, desbancando justamente Átila. 

Os três primeiros colocados estavam separados por apenas 0s116. E a diferença do primeiro para o 16º, então Galid Osman, era de somente 1s077. O equilíbrio voltou a ficar nítido quando Fraga retomou a liderança nos minutos finais da sessão ao bater Serra em míseros 0s005. Só que o equilíbrio teve fim quando Valdeno simplesmente destruiu o tempo de Fraga em 0s329 para tomar a ponta e fechar o dia como o mais rápido, ao menos do Grupo 1. 

De saída da WA Mattheis/Shell para correr pela RZ, o paraibano fechou a sessão com 1min09s508. Fraga, Serra, Átila e Burti fecharam o rol dos cinco primeiros, com Barrichello se recuperando bem para se colocar em sexto lugar.

O G2 tinha pela frente 60 minutos de sessão e era formado por Lucas Foresti, Sergio Jimenez, Vitor Genz, Ricardo Maurício, Allam Khodair, Raphael Abbate, Thiago Camilo, Julio Campos, Gustavo Lima, Rafael Suzuki, Raphael Matos, Ricardo Zonta, César Ramos, Bia Figueiredo, Diego Nunes e os dois grandes postulantes ao título: Cacá Bueno e o líder, Marcos Gomes.

E a sessão recomeçou com as marcas ainda na casa de 1min10s. Dentre os pilotos do Grupo 2, Gomes já assumia a ponta. A vantagem do paulista, entretanto, era muito curta em relação ao segundo colocado, Khodair, e o terceiro, Camilo. Os três eram separados por apenas 0s099. Até que Suzuki 'entrou na brincadeira' e tomou a liderança de Marquinhos, colocando a RZ na ponta do G2.

Os tempos seguiam melhorando bem para os pilotos do Grupo 2. Suzuki não durou muito tempo na liderança, já que Genz assumiu a primeira posição com 1min10s011, com Khodair em segundo lugar. Mas ainda faltava mais de 0s5 para que o G2 chegasse à marca estabelecida por Valdeno na primeira parte do treino. Até que finalmente os primeiros pilotos do G2 andaram abaixo de 1min10s. Camilo foi além e cravou tempo avassalador: 1min09s348, assumindo a liderança no geral. Suzuki, Zonta e Julio Campos também conseguiram entrar em 1min09s em Tarumã pouco depois.

A classificação do treino tinha então Camilo em primeiro e Khodair, que acabava de superar Suzuki para se colocar em segundo. Zonta vinha em quarto e Fraga fechava o top-5. Só que a ordem foi quebrada quando Genz bateu Khodair e ficou somente atrás de Camilo em Tarumã. quando restavam menos de oito minutos para o fim da sessão. Tudo caminhava para seu desfecho sem ainda uma clara definição da ordem dos pilotos na tabela dos tempos nesta tarde.

Isso porque a pista estava realmente melhor. E Camilo estava impossível. Com uma grande volta, o piloto da RCM marcou 1min09s060 e ampliou ainda mais sua vantagem na liderança. Foi o bastante para consolidar Thiago como o grande piloto do primeiro dia de atividades de pista em Tarumã.

UOL Esporte

Comentários