Entenda por que o Corinthians pode virar o melhor time dos pontos corridos

O Corinthians deu um passo importante rumo ao hexacampeonato brasileiro neste domingo, após derrotar o Atlético-MG em Belo Horizonte. A vitória sobre o rival faz o time paulista manter a posição de maior pontuador dos pontos corridos após a disputa de 33 rodadas.

Além dessa marca, o Corinthians pode igualar ou superar outras façanhas alcançadas pelos campeões brasileiros dos últimos 12 anos. Em alguns fundamentos, como o número de vitórias, o clube paulista já é o líder. Em outras, será necessário dar sequência à boa fase para conseguir se tornar o melhor time dos pontos corridos.

O título alvinegro pode virar realidade já no próximo fim de semana, contra o Coritiba, em casa. Para isso, será preciso vencer e torcer para um tropeço do Atlético-MG. Nas rodadas seguinte, o Corinthians enfrenta Vasco (fora), São Paulo (em casa), Sport (fora) e Avaí (casa). 

Possibilidade de título com quatro rodadas de antecedência
O Corinthians pode garantir o título brasileiro já na próxima rodada. O time enfrenta o Coritiba no sábado, em Itaquera. Para ser campeão, o time alvinegro precisa vencer em casa e torcer para o Atlético-MG empatar com o Figueirense em Florianópolis. Se vencer o Brasileiro na 34ª rodada, o Corinthians igualará a marca de São Paulo (2007), Fluminense (2012) e Cruzeiro (2013), os únicos times campeões com quatro rodadas de antecedência.

Maior pontuação após 33 rodadas
Desde 2003, nenhum clube somou tantos pontos como o Corinthians após a disputa de 33 partidas do Brasileirão de pontos corridos. O time do técnico Tite soma 73 pontos, marca superior às alcançadas por Fluminense, que em 2012 tinha 72 pontos. O Cruzeiro, em 2013, somava 71 pontos nesse mesmo ponto do campeonato. Em 2007, o São Paulo marcou 70 pontos nos primeiros 33 jogos, contra 67 do Cruzeiro (2003 e 2014).

Melhor aproveitamento ao fim do campeonato
O Corinthians tem hoje 73,7% de aproveitamento, com 22 vitórias, sete empates e quatro derrotas, no melhor desempenho de todas as edições dos pontos corridos. A missão, agora, é manter isso. O Cruzeiro, em 2003, fechou sua participação naquela edição com 72,5% de aproveitamento (100 pontos em 46 jogos). No ano passado, o time mineiro conquistou 70,2% dos pontos (80 em 38 partidas). O São Paulo, em 2006, ficou com 68,4% (78 pontos em 38 rodadas).

Chance de ter o menor número de derrotas
O Corinthians foi derrotado apenas quatro jogos neste Brasileirão 2015. Só o Fluminense tinha um número menor de derrotas após 33 rodadas -- eram três. Ao fim daquela campanha vitoriosa, o time carioca perdeu duas das últimas cinco partidas, totalizando cinco derrotas. O Corinthians, dessa forma, pode superar essa marca se não for mais derrotado até o término do campeonato.

Possilidade de terminar o campeonato com maior saldo de gols
O Corinthians tem o melhor ataque do Brasileirão, com 61 gols, cinco a mais do que o Atlético-MG, o segundo colocado também nesse critério. A defesa corintiana, por sua vez, acabou vazada 25 vezes, a melhor marca do campeonato. Com saldo de 36 gols, o time paulista está atrás apenas do Cruzeiro, que em 2013 tinha 40 gols de saldo -- esse número não foi modificado nas últimas cinco rodadas. Assim, o Corinthians teria de aumentar o saldo em cinco gols para superar o time mineiro.

UOL Esporte

Comentários