Ponto de Opinião: Mesmo com acesso, Botafogo-SP tem um longo caminho a percorrer

(Foto: Agência Botafogo)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


O futebol tem muitos caminhos a serem percorridos. O Botafogo de Ribeirão Preto demonstrou isso ao vencer o Botafogo da Paraíba, nos pênaltis, e conquistar o acesso a série B do Campeonato Brasileiro. Uma conquista enorme e é apenas um passo na gigantesca batalha do futebol nacional.

Hoje, quando falamos de futebol brasileiro, temos duas vertentes. A grande massa vencedora, mas nem por isso com as contas quitadas, que domina a elite futebolística. E do outro lado as equipes emergentes, que buscam seu espaço e lutam todos os dias contra as adversidades do esporte.

Ainda vivemos uma crise de identidade no futebol. Enquanto a seleção brasileira é remodelada por Tite, os clubes brasileiros buscam retomar a ascensão mundial. Poucos se destacam com uma longevidade de glórias como Grêmio, Cruzeiro, por exemplo. Outros como São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro continuam em seus altos e baixos e hoje estão reformulando seu elenco e sua forma de pensar o futebol.

Em declínio, vemos Corinthians, Santos, Fluminense, Vasco, Botafogo e Atlético Paranaense. Internacional está retomando em 2018 seu poderio após a queda para a série B. E, infelizmente, vemos as equipes emergentes que ainda não se encontraram no futebol como Vitória, Bahia, Sport, Paraná, Ceará e Chapecoense.

Pensando nisso, é importante para o Botafogo-SP criar uma equipe sólida. Difícil, em tempos que clubes de sucesso no Brasil logo vendem suas estrelas para o futebol internacional. A instabilidade é muito grande se compararmos com clubes grandes como Real Madrid, Barcelona e Juventus.

É importante criar uma identidade e levar a sério o trabalho dentro e fora de campo. E é isso que o Botafogo precisa nos próximos anos. Que 2019 possa ser mais um ano de glórias. E quem sabe mais um acesso? Sonhar é permitido.

Comentários