Rival de Massa por vaga, Maldonado negocia com quatro times

Em entrevista exclusiva, venezuelano se vê como "o centro das atenções" e espera decisão até antes do GP do Brasil

Pastor Maldonado pode estar enfrentando um ano difícil com a Williams, tendo marcado apenas um ponto na temporada até aqui, mas se transformou nas últimas semanas no nome mais importante do mercado de pilotos para o ano que vem. Seus movimentos, inclusive, serão fundamentais para a definição do futuro de Felipe Massa, que negocia com a equipe inglesa justamente para ocupar o lugar do venezuelano.

Apoiado pela petrolífera estatal venezuelana PDVSA e dono de uma vitória no GP da Espanha do ano passado, o piloto do país revelou em entrevista exclusiva que conversa com quatro equipes e que espera definir seu futuro antes do GP do Brasil, no final de novembro.

TOTALRACE: Há três nomes-chave no mercado de pilotos: você, Felipe e Hulkenberg, mas a impressão é de que estão todos esperando pelo primeiro movimento, que seria o seu. Você acha que esta é realmente a situação?

PASTOR MALDONADO: Acho que houve muitas especulações durante toda a temporada. Colocavam-me na Ferrari há alguns meses, e depois na Sauber e na Force India. Escutei muitas coisas. Isso é normal quando a temporada de um piloto não corre muito bem. Queixei-me publicamente por várias vezes do rendimento do carro – e não somente eu, várias pessoas dentro da equipe reclamaram porque o carro não era competitivo. Trabalhamos muito duro, mas não conseguimos adaptar o carro ao que o piloto precisa.

Talvez por todos esses rumores, tornei-me o centro das notícias. Mas não sei se serei o mais importante. Só espero tomar a melhor decisão para meu futuro porque é um momento muito importante para a minha carreira. É minha terceira temporada na Fórmula 1, tenho uma vitória, ótimos resultados ano passado. Se tivermos um carro como o do ano passado, podemos fazer vários pontos. Tenho mais experiência e me sinto preparado para lutar por coisas maiores.

TOTALRACE: Com quantas equipes você tem conversado?

PASTOR MALDONADO: Com quatro equipes.

TOTALRACE: E como você pode avaliar quem estará melhor para a próxima temporada?

PASTOR MALDONADO: O ponto mais importante, por meu ponto de vista, é como a equipe está estruturada: a fábrica e as ferramentas que a equipe tem. Em segundo lugar, os técnicos que a equipe tem. Em terceiro, a posição financeira da equipe, para garantir ao piloto o desenvolvimento do carro durante toda a temporada. Além disso, é importante ter um bom feeling com as pessoas que vão trabalhar comigo.

TOTALRACE: E seu feeling aponta para uma continuidade ou saída da Williams?

PASTOR MALDONADO: Eu tenho uma boa relação com os técnicos da equipe, com meus engenheiros. Além da relação de trabalho, existe uma amizade. Certamente há uma vantagem, se eu ficar na Williams, de não começar do zero. Com outras equipes, como há uma mudança de regulamento, as coisas começariam do zero. Quero decidir com tranquilidade porque as portas estão abertas para mim e espero tomar a melhor decisão para meu futuro.

TOTALRACE: Você tem um bom patrocinador. Eles vão para onde você for? Será uma decisão conjunta?

PASTOR MALDONADO: Será uma decisão minha. De mais ninguém. É um momento muito importante na minha carreira. A PDVSA tem me dado um apoio muito importante, não apenas na F-1, mas por toda minha carreira no automobilismo. É a empresa principal de nosso país e fez muito pelo esporte. Espero que eles continuem me apoiando e que conquistemos o que tanto almejamos.

TOTALRACE: Quando será o anúncio de seu futuro?

PASTOR MALDONADO: Não tenho uma data-limite. Espero que isso ocorra antes do fim da temporada, antes do GP do Brasil.

Site TotalRace

Comentários