Após críticas, Ministério do Esporte recebe Zanetti e cobra confederação de ginástica

O secretário Ricardo Leyser, o ex-ginasta Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti e seu empresário em Brasília

O secretário Ricardo Leyser (à esq.), o ex-ginasta Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti e seu empresário Marcel Camilo em Brasília

Uma semana depois de o técnico Marcos Goto criticar o governo e criar um mal-estar com o Ministério do Esporte, Arthur Zanetti foi a Brasília se encontrar com o secretário nacional de esporte de alto rendimento, Ricardo Leyser.

Leyser, que na semana passada havia criticado o treinador do campeão olímpico e mundial nas argolas, desta vez cobrou a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

"Percebemos que existe um hiato entre o grau de desenvolvimento dos ginastas brasileiros, que estão alcançando patamares muito elevados, e a dificuldade da Confederação Brasileira de Ginástica de prover os serviços e o atendimento adequado aos atletas no padrão de qualidade requerido", disse o secretário.

Em entrevista coletiva, em São Caetano do Sul, Goto reclamou do Ministério do Esporte, que bancará a construção de centro de treinamento para a ginástica na cidade, em terreno cedido pela prefeitura.

"O que mais estou esperando é o Ministério do Esporte fazer a parte dele. Até agora, não fez nada por nós".

O ministério rebateu as críticas do treinador.

"Marcos Goto é excelente técnico, campeão olímpico e mundial, mas não tem a menor noção de administração de projetos e da fonte de recurso para a preparação do atleta", afirmou Leyser, há uma semana, por telefone, à Folha.

Ontem, o secretário sugeriu uma ação conjunta com a CBG para melhorar a gestão da modalidade no país.

"Vamos conversar com a CBG para avaliar a situação e verificar medidas corretivas, mas entendo ser necessária uma ação conjunta e mais incisiva do Ministério, do Comitê Olímpico Brasileiro e da Caixa [patrocinadora da modalidade] para melhorar a gestão da confederação, sobretudo nas ações de preparação da seleção para os Jogos Olímpicos de 2016", afirmou Leyser.

Zanetti é beneficiado pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e é patrocinado pela Caixa.

"Era isso que estávamos precisando. Essa foi uma das melhores reuniões que eu já tive, pois deixamos esclarecido o que está acontecendo na ginástica brasileira", disse Zanetti, campeão olímpico em 2012 e Mundial, no início deste mês, na prova das argolas.

CENTRO DE TREINAMENTO

Outro assunto tratado na reunião em Brasília foi a construção de um ginásio que será usado como centro de excelência da ginástica em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Em parceria com a prefeitura, que cedeu terreno na avenida Presidente Kennedy, próximo ao Serc Santa Maria, onde Zanetti treina, o investimento do governo federal nas obras será de cerca de R$ 7,8 milhões.

Na reunião, Leyser solicitou que o ginasta e seu técnico passem a acompanhar o desenvolvimento do projeto, como garantia de que o ginásio atenderá às necessidades dos atletas e aos parâmetros oficiais das duas modalidades que abrigará, a artística e a rítmica.

"Não adianta o país fazer um centro de treinamento para a ginástica em 2015. O que vou fazer com o Arthur em seis meses? Em janeiro de 2015, ele precisa estar pronto", disse Goto na semana passada.

Segundo o Ministério do Esporte, na próxima semana uma equipe de engenharia do governo deve se reunir com a prefeitura para discutir o projeto.

"O novo ginásio será um legado para a ginástica de São Caetano e principalmente para a garotada que se inspira no campeão olímpico e mundial", disse o secretário. Além de financiar as obras, o Ministério vai equipar o ginásio.

Folha de S.Paulo

Comentários