Bósnia, Inglaterra, Espanha, Rússia, Chile, Equador e Honduras garantem ida à Copa

O atacante Edin Dzeko (esq.), da Bósnia-Herzegóvina, disputa bola com Marius Zaliukas, da Lituânia

A Copa no Brasil ganhou mais sete integrantes: Bósnia-Herzegóvina, Rússia, Espanha, Inglaterra, Chile, Equador e Honduras. Agora, são 21 países classificados para o Mundial.

A Bósnia-Herzegóvina vai disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. A seleção do país derrotou a Lituânia nesta terça-feira por 1 a 0, fora de casa, e garantiu a classificação para o Brasil.

Com o triunfo, a Bósnia-Herzegóvina ficou na liderança do Grupo G, com os mesmos 25 pontos que a Grécia, mas com vantagem no saldo de gols. Os gregos, que bateram Liechtenstein por 2 a 0, vão para a repescagem europeia.

A Rússia empatou com o Azerbaijão por 1 a 1, fora de casa, e se garantiu na Copa. Os russos não participam de um Mundial desde 2002, quando foram eliminados na primeira fase.

Com o empate, a Rússia terminou a eliminatória europeia na liderança do Grupo F, com 22 pontos, enquanto Portugal, que bateu Luxemburgo, ficou na segunda colocação, com um ponto a menos, e terá que disputar a repescagem europeia.

A Inglaterra, campeã mundial em 1966, também garantiu a sua vaga na Copa do Brasil. Superou a Polônia por 2 a 0, em Londres, e ficou com 22 pontos, em primeiro lugar do Grupo H.

A última vez em que os ingleses não participaram de uma Copa foi em 1994, nos Estados Unidos.

A Ucrânia aplicou 8 a 0 em San Marino e ficou em segundo lugar, com um ponto a menos que a Inglaterra e vai disputar a repescagem.

A atual campeã do mundo, a Espanha virá ao Brasil para defender o seu título. A equipe de Xavi bateu a Geórgia por 2 a 0 e liderou o Grupo I, com 20 pontos.

Na chave da Espanha, a França ficou em segundo lugar. A equipe francesa fez 3 a 0 na Finlândia e vai agora tentar se classificar para Copa via repescagem.

Em 2010, a França também dependeu da repescagem para chegar à competição. Só passou pela Irlanda com um gol irregular de Gallas, em que o atacante Henry ajeitou a bola com a mão na jogada.

AMÉRICA DO SUL

O Chile derrotou o Equador por 2 a 1, em Santiago, e ficou em terceiro lugar do grupo único das eliminatórias neste continente, com 28 pontos. O Equador acabou em quarto lugar, com 25.

Argentina, primeira colocada, e Colômbia, segunda, já estavam classificadas.

Nas eliminatórias sul-americanas, as quatro primeiras seleções avançam diretamente ao Mundial.

O Uruguai, que bateu a Argentina por 3 a 2, acabou na quinta posição. Essa colocação leva a equipe à repescagem para disputar um mata-mata contra a Jordânia, com jogos de ida e volta. Quem sair vencedor do confronto irá a Copa.

A Celeste Olímpica, campeão mundial em 1930 e 1950, parece gostar de emoção, pois esteve na repescagem nas últimas três edições.

AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE

A última classificada do dia foi a Honduras. Ela empatou com Jamaica por 2 a 2, em Kingston, e ficou com 15 pontos em terceiro lugar das eliminatórias dessa região. Última posição que classifica direto para o Mundial.

Costa Rica e Estados Unidos já tinham vagas garantidas na Copa.

A quarta posição que dá direito a disputar uma repescagem contra a Nova Zelândia terminou com o México, que contou com uma decisiva ajuda dos norte-americanos.

Os mexicanos perderam para Costa Rica por 2 a 1, em San José, e pararam nos 11 pontos. O Panamá, com oito pontos, tinha chance de ultrapassá-los se vencesse os Estados Unidos, em casa, por causa dos critérios de desempate.

Os panamenhos chegaram a ficar na frente do placar por duas vezes, 1 a 0 e 2 a 1, mas tomaram a virada dos Estados Unidos, com dois gols no fim do jogo, aos 47 min e 49 min, e foram eliminados.

Folha de S.Paulo

Comentários