Ribeirão Preto pode encurtar caminho dos líderes do ranking ao título da temporada

205759_355562_ldn_7421

Giomar Pereira e Roselaine de Souza Silva esperam por um bom resultado na corrida noturna no interior paulista, neste sábado (19), para garantir o primeiro lugar de 2013 por antecipação

Já na reta final de 2013, Giomar Pereira e Roselaine de Souza Silva começam a fazer contas. Líderes do ranking brasileiro de corrida de rua, com larga vantagem sobre os adversários, os dois querem somar o maior número de pontos possível para se garantirem na dianteira na fase decisiva, que reúne as provas mais difíceis do calendário. Um bom resultado na corrida noturna do Circuito CAIXA em Ribeirão Preto, neste sábado (19), pode ajudá-los a conquistar o título da temporada por antecipação.

Giomar Pereira tem a chance de se tornar hexacampeão brasileiro (já foi líder do ranking em 2006, 2008, 2009, 2011 e 2012). Atleta do Cruzeiro, o fundista terminou a etapa de Curitiba do Circuito CAIXA, no último dia 29, atrás apenas do queniano Edwin Kipsang, atual campeão da Corrida de São Silvestre, e que também estará em Ribeirão Preto. Com o resultado, Giomar soma agora 375 pontos, 55 à frente do vice-líder e colega de equipe, Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes.
"Sem menosprezar os adversários, dificilmente alguém vai tirar a liderança do Giomar. Ele é muito determinado, profissional, e está fazendo uma grande temporada. Em Curitiba, só não ganhou do queniano, mas foi muito bem", elogia o técnico Alexandre Minardi.

Também do Cruzeiro, Roselaine de Souza Silva tem uma vantagem ainda maior na liderança do ranking feminino. Soma 409 pontos, 94 a mais que a vice-líder, Conceição Oliveira. Mas Rose, como é conhecida, não pensa em descanso.
"Pelas minhas contas, se eu mantiver essa vantagem nas próximas três provas, as etapas de Ribeirão Preto e São Paulo do Circuito CAIXA e o 10K Rio, eu garanto a vitória antecip ada", calcula a atleta. "A estratégia, agora, é colar na minha amiga Conceição."

205759_355563_ldn_2033

Campeã brasileira de 2012, ano em que estreou no Circuito CAIXA, a fundista viu sua vida mudar. "Muita coisa melhorou com essa conquista. Por isso quero o bicampeonato e se conseguir, por antecipação, vou poder relaxar e me concentrar na São Silvestre", explica Rose. "Sei que a prova de Ribeirão Preto será muito difícil, mas eu não vim até aqui para desistir agora".

Herói do Atletismo em Ribeirão Preto


Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, Edson Luciano será o padrinho da etapa de Ribeirão Preto do Circuito CAIXA. Medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000 e bronze em Atlanta/1996 com a equipe do revezamento 4x100 m, Edson participará de duas ações voltadas para um público mais jovem, nesta sexta-feira (18), no Centro Educacional SESI (Rua João Clapp, 1501 - Vila Tamandaré). Às 14h30, o ex-atleta tem um encontro m arcado com 160 alunos do 1º ao 5º ano (7 a 11 anos) no pátio da escola, onde mostrará algumas modalidades do atletismo, que poderão ser praticadas pelas crianças em brinquedos infláveis. Mais tarde, às 16h30, dará uma palestra a 56 alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio (15 a 16 anos).

Edson Luciano também dará a largada da prova, no domingo e participará da premiação aos vencedores. O medalhista olímpico integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Comentários