Portugal x Suécia é destaque na repescagem europeia; França decide em casa


Painel do sorteio mostra confrontos que valerão as últimas quatro vagas da Europa na Copa do Mundo de 2014

Um sorteio realizado nesta segunda-feira, na Suíça, definiu o caminho das oito seleções europeias que duelarão na repescagem por quatro vagas na Copa do Mundo de 2014. E, em meio a expectativa de que Portugal e França poderiam se enfrentar, isso não aconteceu.

A primeira seleção sorteada foi Portugal, que enfrentará a Suécia como mandante no jogo de ida. A França fica frente a frente com a Ucrânia e decidirá em casa seu futuro. Grécia x Romênia e Islândia x Croácia completam a repescagem, com Romênia e Croácia tendo o fator campo a seu favor e recebendo o jogo de volta.

Portugal não teve sorte em pegar as seleções menores do sorteio e agora terá um duelo de astros com o seu Cristiano Ronaldo encarando Ibrahimovic por um lugar no Mundial do Brasil.

"É uma equipe forte coletivamente, que tem estado várias vezes nos grandes eventos, em fases finais e teremos de competir na melhor maneira para atingir o objetivo que queremos. Sabemos da dificuldade, mas estamos convictos de que vamos ao Brasil. Teremos de fazer dois bons jogos, sabendo que o que acontecer no primeiro jogo, em casa vai definir como será o segundo", disse o técnico português Paulo Bento.

Já a França mostrou respeito ao rival. "Cada jogo tem sua especifidade, como um jogo de Copa. Em quatro dias tudo vai se decidir no nosso futuro. Temos muita confiança, mas respeitamos muito a seleção da Ucrânia", afirmou o técnico, Didier Deschamps.

O sorteio teve a presença do astro suíço Alexander Frei e definiu os quatro confrontos que valerão, cara um, uma vaga direta para o Mundial do Brasil em 2014. As disputas da repescagem acontecem com partidas de ida e volta, nos próximos dias 15 e 19 de novembro. O mando de campo foi definido aleatoriamente.

As grandes expectativas estão em seleções como Portugal e a campeã de 1998 França, que não conseguiram uma vaga na fase de grupos e agora estão pressionadas para garantirem presença na Copa.

Portugal (14º no ranking da Fifa), Grécia (15º), Croácia (18º) e Ucrânia (20º) foram sorteados no pote 1, e portanto não podiam se enfrentar. No pote 2 apareceram França (21º), Suécia (25º), Romênia (29º) e Islândia (46º).

A cerimônia teve a presença de diversos técnicos que estão na disputa, como Niko Kovac (Croácia), Didier Deschamps (França), Fernando Santos (Grécia) e Paulo Bento (Portugal).

Até aqui, 21 seleções já tem vaga na Copa do Mundo. Ainda faltam 11 times colocarem seus nomes na lista e carimbarem a passagem para a competição.

UOL Esporte

Comentários