Com início adiado, Paulistão deve ter mudança de formato

Jogadores do Corinthians levantam a taça após a conquista do Campeonato Paulista, diante do Santos

A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou mudança no calendário do Campeonato Paulista de 2014. Com datas restritas devido à Copa do Mundo, o Estadual não começará no dia 12 de janeiro, como previsto anteriormente, mas sim no dia 19. O formato também deve sofrer alterações.

A mudança era um dos pedidos do grupo de atletas batizado de Bom Senso FC assim que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou o calendário para a próxima temporada. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) foi a primeira a adiar o Campeonato Carioca e extinguir as Taças Guanabara e Rio para atuar em turno único, semifinal e final.

No Paulistão, a FPF trocou as 23 datas utilizadas nos dois últimos anos para o retorno das 19, o que não acontecia desde 2006. Naquela temporada, o Santos foi campeão na fórmula de pontos corridos, diferente da escolhida pelos dirigentes para 2014 e que ainda depende da aprovação dos clubes.

A FPF deve apresentar o novo formato aos associados nesta quarta-feira, com as 20 equipes divididas em quatro grupos de cinco integrantes. Cada clube enfrentaria todos times das outras três chaves. Os dois que somassem mais pontos de cada grupo duelariam pelas quartas de final em jogo único. A semifinal também ocorreria em uma partida, enquanto a decisão teria ida e volta. Os oito clubes que, no geral, tivessem menor pontuação, enfrentariam uma espécie de playoff.

IG

Comentários