Em noite de recorde, novatos do Circuito CAIXA são melhores brasileiros em Ribeirão Preto

Altobeli Santos e Jaciane Barroso surpreendem favoritos do País, enquanto os quenianos Edwin Kipsang e Nancy Kipron vencem corrida que teve mais de 3.000 competidores

Dois estreantes foram os destaques do Circuito de Corridas CAIXA, na primeira prova noturna de Ribeirão Preto, neste sábado (19). Altobeli Santos superou fundistas favoritos ao título, inclusive um dos africanos, para chegar em segundo lugar com 31min02. Jaciane Barroso também surpreendeu as adversárias brasileiras, e cruzou a linha em quarto, com 37min01. Os dois foram os melhores do País na etapa. No topo do pódio, nenhuma surpresa: os quenianos Edwin Kipsang (30min22) e Nancy Kipron (34min49) dominaram o percurso de ponta a ponta.

Mais de 3.000 competidores largaram às 18h no Parque Dr. Luís Carlos Raya, atraídos pela corrida noturna, marcando um novo recorde de participação da prova, que teve 2.700 atletas em 2012. A etapa de Ribeirão Preto é a segunda noturna do Circuito CAIXA (a primeira foi a de Uberlândia, em 2012) e também a segunda do Brasil neste horário válida pelo ranking nacional de corrida de rua com homologação da CBAt.

"Peguei a ponta logo no início. Gostei da umidade e a temperatura ajudou", resumiu o queniano Edwin Kipsang, vencedor da prova. Antes de Ribeirão Preto, Kipsang já havia conquistado o bicampeonato da etapa de Curitiba do Circuito CAIXA. O africano também venceu a Corrida de São Silvestre em 2012 e pretende repetir o feito neste ano.

Segundo a cruzar a linha de chegada, Altobeli Santos emocionou-se com o resultado, em seu primeiro ano disputando o Circuito CAIXA. "Há cinco anos, eu entregava folhetos para um supermercado. Vi o outdoor de uma corrida da Matilat e resolvi arriscar, achando que podia vencer, pois andava o dia todo distribuindo papéis. Corri de sandálias e fui muito mal", lembrou o fundista de Catanduva, que acabou conquistando o patrocínio da própria Matilat e entrou para a equipe Pé de Vento neste ano.
"Tiro o chapéu para o Circuito CAIXA, que é uma competição ótima, de nível altíssimo. Vou disputar a etapa de São Paulo e mais duas provas para me preparar para a São Silvestre", destacou Altobeli.

Surpresas na elite feminina

Há poucos meses no Brasil, a queniana Nancy Kipron surpreendeu até mesmo sua compatriota, Jacklyne Chemwek, dona de sete vitórias no Circuito CAIXA, e venceu a prova de Ribeirão Preto com vantagem de quase dois minutos sobre a rival, vice-campeã. "Larguei e já disparei na frente. Até fiz a primeira volta num ritmo para poder buscar o melhor tempo da prova. Mas depois do quinto quilômetro, muitos competidores ficaram juntos e ficou mais difícil correr", contou a fundista.

Jaciane Barroso também superou as favoritas brasileiras, chegando em quarto lugar, 30 segundos atrás da colombiana Muriel Paredes. A fundista de Taubaté, de 26 anos, corre desde os seis, incentivada pelo pai, ex-jogador de futebol, mas fez em Ribeirão Preto sua primeira corrida do Circuito CAIXA. "Gostei muito, principalmente pela presença do público. Tinha muita gente torcendo na chegada e isso sempre anima. É um estímulo maior", comemorou Jaciane. "Corri no pelotão da frente até o segundo quilômetro, depois a queniana disparou e não consegui mais alcançar. Eu e a Muriel corremos juntas o resto do percurso."

Destaques de Ribeirão Preto

A cidade-sede da segunda prova noturna do Circuito CAIXA também teve seus heróis. Quarto colocado na elite masculina, Gladson Barbosa foi muito aplaudido pelo público. "A prova teve um percurso difícil, por isso procurei correr pensando em posição e não em tempo. Estou muito feliz de subir ao pódio representando minha cidade e poder levar essa alegria ao público de Ribeirão Preto", afirmou Gladson, pentacampeão brasileiro e atual líder do ranking nacional dos 1.500 m em pista.

Entre os amadores, Fernando Crnkovic chamou a atenção de vários corredores e do público em geral, com longos cabelos e barba grisalha, roupa amarela, coroa e luvas gigantes. Ator do grupo "Evoé!" de teatro experimental, Fernando começou a correr em 1999, já fantasiado. "Eu não conseguiria chamar atenção pelos meus resultados e todo ator é vaidoso, de alguma forma teria de aparecer", justificou o atleta. A corrida, assim como o teatro, também é uma válvula de escape para o estresse provocado pelo trabalho de perito criminal, em São Carlos.

A etapa de Ribeirão Preto contou com a presença de 25 assessorias esportivas, entre as quais, grandes grupos como a Pacer, que completou dez anos em 2013, a Cia Athletica e a Botafogo Runners. "Correr pela Botafogo Runners é diferente, a camisa tem um peso maior", destacou Lucimara Orlandini. Ela e o marido, Edmilson, ambos torcedores do Botafogo de Ribeirão Preto, são veteranos de Circuito CAIXA, mas entraram para o grupo apenas este ano.

Resultados

Masculino

1.- Edwin Kipsang Rotich (FILA) - 30min22
2.- Altobeli Santos da Silva (Pé de Vento/CAIXA/Matilat) - 31min02
3.- David Kiprotich Bowem (Kenia/Luasa Sport) - 31min02
4.- Gladson Alberto Barbosa (EC Pinheiros) - 31min33
5.- Antônio Carlos de Jesus Borges (Pé de Vento/CAIXA) - 32min19
6.- Flávio Henrique de Guimarães Andrade (Pé de Vento/CAIXA) - 32min27
7.- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 32min32
8.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 32min32
9.- Valdir Sérgio de Oliveira (Gran Cursos/CAIXA) - 32min41
10.- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) – 32min44

Feminino

1.- Nancy Jepkosgei Kipron (FILA/CAIXA) - 34min49
2.- Jacklyne Chemwek Rionoripo (Kenia/Luasa Sports) - 36min10
3.- Muriel Coneo Paredes (Colômbia/Luasa Sports) - 36min31
4.- Jaciane Barroso Araújo - (Gran Cursos/CAIXA) - 37min01
5.- Graciete Moreira Carneiro Santana (AAFS/Faz Atleta/Café 2 deJulho) - 37min40
6.- Kleidiane Barbosa Jardim (GranCursos/CAIXA) - 37min55
7.- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 38min11
8.- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oakley) - 38min22
9.- Maria Bernadete Cabral - 38min42
10.- Maria Zeferina Baldaia - (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 39min22

Local Comunicação

Comentários