Colombiana pode roubar a cena do Circuito Caixa em Ribeirão Preto

205566_354912_ldn_2166

Colombiana Muriel Paredes, vice-campeã sul-americana dos 1.500 m

Muriel Paredes já venceu duas etapas da competição; prova noturna deste sábado (19) também terá o queniano Edwin Kipsang, campeão da São Silvestre



Para quem se acostumou a pensar nos africanos como grandes rivais dos brasileiros nas corridas de rua, ver a colombiana Muriel Coneo Paredes no topo do pódio chega a surpreender. Mas a atleta de Cartagena, vice-campeã sul-americana dos 1.500 m, é vista como promessa do atletismo na Colômbia. Em sua segunda temporada no Brasil, venceu duas etapas do Circuito de Corridas CAIXA, em Recife e Porto Alegre, e vai brigar pela terceira vitória no ano, na prova noturna de Ribeirão Preto, nesse sábado (19). A disputa terá largada às 18 horas no Parque Dr. Luís Carlos Raya, com percursos de 5 km e 10 km.

Muriel Paredes, de 26 anos, mora em Taubaté e está em Ribeirão Preto há três semanas para treinar no local da corrida noturna do Circuito CAIXA. "Não tem como prever o que vai acontecer durante a prova, até pelo alto nível das adversárias, tanto africanas quanto brasileiras. Mas ela está bem preparada e muito focada na disputa", conta Luiz Antônio dos Santos, treinador da equipe Luasa Sports, pela qual a colombiana compete no Brasil.

"Para mim, não é surpresa nenhuma a Muriel conquistar esses resultados, porque ela tem um potencial muito grande. Adquiriu confiança treinando aqui", destaca Luiz Antônio. Para ganhar resistência em sua principal modalidade, os 1.500 m, e ter chances de medalha na Olimpíada de 2016, a colombiana passou a disputar provas de rua no Brasil, sede dos Jogos. "Ela voltará à Colômbia após a etapa de Ribeirão Preto, para compromissos com a seleção de atletismo do seu país e retorna para cá no final do ano ou em janeiro. A Muriel virá frequentemente para o Brasil até a Olimpíada. O convívio com africanas e brasileiras na equipe está sendo ótimo, faz com que todas evoluam."

Além de Muriel, a equipe Luasa Sports levará a Ribeirão Preto a queniana Jacklyne Chemwek, vencedora de seis etapas do Circuito CAIXA desde 2011. Completando o grupo estrangeiro na elite feminina, estará a também queniana Nancy Jepkosgei Kipron, da Fila.
Campeão da São Silvestre volta ao Circuito CAIXA.

Na elite masculina, um dos favoritos ao título em Ribeirão Preto é o queniano Edwin Kipsang. O queniano acumula uma série de títulos importantes em sua temporada no Brasil. Campeão da última edição da Corrida de São Silvestre, também bateu o recorde da 10 KM Tribuna FM, em maio e venceu a 10 Milhas Garoto e a Meia Maratona de Medellín, ambas no início de setembro. No último dia 29, conquistou o bicampeonato da etapa de Curitiba do Circuito CAIXA.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Comentários