Melo é campeão em Xangai e conquista 2° Masters nas duplas para o Brasil


Marcelo Melo e Ivan Dodig levantam a taça do Masters 1000 de Xangai

 

O brasileiro Marcelo Melo, na manhã deste domingo, transformou de vez o ano de 2013 em inesquecível para o tênis de duplas do Brasil. Ao lado do croata Ivan Dodig, ele bateu a dupla espanhola formada por Fernando Verdasco e David Marrero e levou a taça do Masters 1000 de Xangai (parciais de 7-6(2), 6(6)-7 e 10-2). É a segunda taça de duplas na segunda maior série de torneios da ATP na história do Brasil: a primeira foi conquistada em agosto deste ano, com Bruno Soares, em Montreal.

O título de Melo e Dodig coloca a dupla em 3° na corrida para as Finais da ATP. Até o momento, apenas a dupla de Soares com Alexander Peya e os irmãos Bob e Mike Bryan estão garantidos em Londres. A ATP ainda não confirmou a presença de Melo e Dodig.

Vale lembrar que, nas semifinais, Melo e Dodig bateram os irmãos Bryan, a dupla número um do mundo e considerada a melhor de todos os tempos. A vitória serviu como "vingança" da final de Wimbledon deste ano, quando o resultado foi o inverso.

O título em Xangai é também o primeiro de Melo e Dodig juntos no circuito. Melo, com outros companheiros, já havia conquistado outras 11 taças.

"É um sentimento ótimo. Tivemos partidas duras contra Roger Federer e contra os Bryan aqui. Estamos muito felizes", declarou o brasileiro após a conquista. Sobre a possível presença nas Finais, Dodig disse: "É importante para nós. Queremos ter novas belas experiências após esse título."

Na decisão deste domingo, a dupla passou por um momento de sufoco ainda no primeiro set. Quando a parcial estava em 5 a 5, Melo sacava em 15-40. Porém, a dupla se recuperou, salvou três breaks e virou o game.

Após derrota no saque dos rivais, foram ao tie-break. Lá, conseguiram os seis primeiros pontos e, assim, fecharam em 7 a 2.

Na segunda parcial, novo tie-break, mas desta vez com resultado diferente: Marrero e Verdasco abriram 5 a 0; depois, deixaram Melo e Dodig se recuperarem mas, em 7 a 6, conseguiram o ponto final e levaram a decisão em Xangai para o match tie-break.

A parcial decisiva foi totalmente dominada pela dupla do brasileiro. Com ótima atuação na rede de Melo, que fez o ponto final, conseguiram vencer por 10 a 2 e garantir a taça do Masters 1000, a segunda do Brasil na história.

UOL Esporte

Comentários