Ribeirão Preto garante elite dos Jogos Abertos de 2014

Warley Leitee.Macedo / Divulgação

Leize e Andrea (de branco), campeãs no vôlei de praia

O esporte de Ribeirão Preto está de volta à Primeira Divisão dos Jogos Abertos do Interior. O vice-campeonato da Segunda Divisão, conquistado neste fim de semana, em Mogi das Cruzes, garantiu a cidade na disputa principal da competição esportiva de 2014, em Bauru.

O regulamento determinava o acesso à elite das duas melhores cidades da Segunda Divisão. Americana, campeã com 295 pontos, e Ribeirão Preto, vice com 119, se classificaram independentemente dos resultados que serão obtidos Jogos Regionais do Interior de 2014.

“Para mim foi uma surpresa mais do que agradável. Subir pelos Jogos Abertos é uma coisa muito difícil”, destacou o chefe da delegação ribeirão-pretana nos jogos, Eduardo Baptista, o Dado. Foi a primeira vez que Ribeirão se garantiu em uma edição seguinte de Abertos através da Segunda Divisão, enfrentando cidades mais qualificadas do que as rivais em Jogos Regionais. Os Jogos Abertos foram divididos em duas séries em 2008.

Além de Ribeirão Preto e Americana, os quatro primeiros colocados da Primeira Divisão também garantiram vaga na elite de 2014: São Bernardo do Campo (campeão), São José dos Campos, Piracicaba e Mogi das Cruzes. Os classificados das oito regiões serão conhecidos apenas em julho de 2014, quando são realizados os Jogos Regionais.

Sem acomodação

Mesmo garantido na primeira divisão, Dado não prevê acomodação nos Jogos Regionais de 2014, em Bebedouro. “Muito pelo contrário, a motivação será muito maior”, disse. “Quando ganhávamos os Regionais tínhamos apenas dois meses de preparação e agora, pela primeira vez, vamos ter melhores condições de programação.”

Pódios e medalhas

Os 119 pontos de Ribeirão nos Abertos vieram por conta das 39 medalhas de ouro, 24 de prata e 23 de bronze que os atletas da cidade conquistaram, totalizando 86 pódios. Ribeirão conquistou o primeiro lugar em três modalidades: ginástica artística masculina, vôlei de praia e caratê, que faturou o ouro no masculino e no feminino.

Bolsa Atleta completa 22 dias de atraso

Apesar do bom desempenho nos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, os atletas de Ribeirão Preto ainda sofrem com o atraso de pagamento do programa Bolsa Atleta, que completa 22 dias nesta terça-feira (29). “É difícil ficar desse jeito. A gente vai lá [Jogos], representa a cidade e eles não dão nem uma previsão para o pagamento”, disse um atleta que preferiu não se identificar.

Ribeirão Preto conta com mais de 100 atletas beneficiados com o programa do Bolsa Atleta e todos estão com o pagamento referente ao mês de setembro atrasado. O benefício deveria ter sido pago no dia 7 deste mês. O chefe da delegação ribeirão-pretana nos Jogos lamentou o atraso.

“Não é certo atrasar, ninguém concorda com isso, mas infelizmente é a realidade atual”, afirmou Eduardo Baptista, o Dado, destacando que Ribeirão Preto precisa de investimentos da iniciativa privada no esporte da cidade.

Jornal A Cidade

Comentários