Lance Armstrong perderá títulos da Volta da França e será banido do ciclismo por doping

A Usada anunciou a punição de Lance Armstrong após o ciclista desistir de se defender

A Usada anunciou a punição de Lance Armstrong após o ciclista desistir de se defender

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) anunciou que o ciclista Lance Armstrong perderá seus sete títulos da Volta da França e será banido do ciclismo por doping. A entidade tomou a decisão após o atleta norte-americano revelar que não iria mais se defender das acusações de utilização de substâncias ilegais que existem contra ele.

“É uma dia triste para todos os que amam o esporte e para o nossos heróis esportivos. Este é um exemplo doloroso de como a cultura de vencer a todo custo no esporte, se não for reprimida, superará a competição leal, segura e honesta. Para os atletas limpos, está será uma lembrança reconfortante de que há esperança para as gerações futuras de competição em igualdade de condições sem o uso de substâncias proibidas”, anunciou Travis Tygart, diretor-executivo da Usada, que afirmou que o ciclista perderá todos os seus resultados a partir de 1º de agosto de 1998.

Na última quinta-feira, Armstrong utilizou sua conta no Twitter para comunicar que não se defenderia das acusações de doping. O norte-americano é acusado de usar EPO, esteroides e transfusões de sangue para melhor seu rendimento esportivo.
“Hoje viro a página. Não vou insistir neste tema, apesar das circunstâncias. Chega um momento na vida de cada homem que você tem que dizer ‘é o suficiente’. Para mim, este momento é agora”, escreveu.

Na visão da Usada, a opção de Armstrong em não se defender por considerar que as acusações são “injustas e uma caça às bruxas anticonstitucional” soou com uma admissão de culpa por parte do ciclista.

Armstrong e seus advogados rebatem e contestam o poder da agência para tirar os títulos da Volta da França do norte-americano.

“A agência antidoping não pode controlar um esporte profissional e tentar tirar de mim sete Voltas da França. Eu sei como ganhei esse sete Tours, meus companheiros sabem e todos os ciclistas com os quais competi também sabem”, se defendeu o norte-americano.

A UCI (sigla em inglês, União Internacional de Ciclismo) é um órgão ainda a ser ouvido sobre o caso. A entidade reconhece o poder da Usada, mas diz que não irá se manifestar enquanto não for informada oficialmente pela agência.

“A UCI reconhece que a Usada está dizendo que irá tirar do senhor Armstrong todos os resultados desde 1998 e impor ainda uma proibição de participação dele em qualquer esporte reconhecido pela Agência Mundial Antidoping”, informou.
Ainda de acordo com a entidade, como a Usada reivindicou uma jurisprudência sobre o caso, a UCI espera uma decisão fundamentada que deve se submetida as três partes interessadas (Armstrong, a Wada e a UCI).

John Farey, presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada), se manifestou e também lamentou a decisão de Armstrong em não comparecer à justiça.
"Gostaria que as acusações, as insinuações, os boatos que existem há alguns anos fossem examinados por um tribunal público dentro de um verdadeiro procedimento, independente do resultado, para que o mundo inteiro conhecesse os fatos", declarou.

*Com agências internacionais

UOL Esporte

Comentários