Por propaganda ilegal, Phelps poderia perder medalhas de Londres

Fotos de campanha publicitária com Phelps foram divulgadas em data proibida segundo norma do COI. Foto: Reuters

Fotos de campanha publicitária com Phelps foram divulgadas em data proibida segundo norma do COI

Por violar a regra de número 40 da norma do Comitê Olímpico Internacional (COI), Michael Phelps poderia perder as seis medalhas recebidas na Olimpíada de Londres. O motivo do problema? Imagens do atleta posando para uma campanha publicitária da grife francesa Louis Vuitton foram divulgadas em sites da Internet e no Twitter em 13 de agosto.

Segundo a regra, que de acordo com o jornal inglêsDaily Mail foi introduzida pelo COI neste ano, nenhum atleta participante da Olimpíada poderia participar de alguma campanha de marketing de uma marca que não é patrocinadora dos Jogos entre 18 de julho e 15 de agosto.

Como a grife francesa não faz parte desse rol dos patrocinadores, Phelps poderia ser punido inclusive com a desclassificação e a perda das medalhas conquistadas em Londres: foram quatro ouros (100 m borboleta, 200 m medley e revezamentos 4x200 m livre e 4x100 m medley) e duas pratas (200 m borboleta e revezamento 4x100 m livre).

Em uma das duas imagens divulgadas - ambas teriam sido feitas pela renomada fotógrafa americana Annie Leibovitz -, o americano aparece usando apenas uma sunga e óculos de natação em uma banheira, posando ao lado de uma bolsa da marca em questão. Na outra foto, o esportista aparece vestindo terno e, sentado em um sofá próximo à mesma bolsa, conversa com a ginasta soviética Larisa Latynina, a qual superou em número de medalhas conquistadas para obter o recorde histórico nesse quesito.

De qualquer forma, Phelps só seria punido caso ficasse provado que as imagens publicitárias foram divulgadas antes do prazo estabelecido pelo COI de forma intencional.

De acordo com o diário inglês, a grife já informou que as fotos são não oficiais e foram roubadas da companhia. À agência AP, o agente do nadador, Peter Carlisle, também negou a responsabilidade pela veiculação das imagens, apontando que elas foram vazadas por uma pessoa ainda não identificada.

Ainda segundo o periódico, caso Phelps prove que realmente a divulgação da campanha nessa data não foi proposital, ele poderia ser punido apenas com uma multa.

Com 22 medalhas olímpicas no total, Phelps quebrou o recorde de Latynina, 77 anos, que ostentava 18 pódios. O americano, 27 anos, anunciou a aposentadoria após a Olimpíada de Londres.

Terra

Comentários