Santos e Corinthians fazem clássico do desgaste para confirmar embalo

Santos e Corinthians duelam pela primeira vez após a semi da Libertadores em junho. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Santos e Corinthians duelam pela primeira vez após a semi da Libertadores em junho

Santos e Corinthians passam por uma maratona de jogos na temporada, mas usam o que têm de melhor à disposição no clássico deste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O cansaço é deixado de lado no duelo que reedita a semifinal da Libertadores por ser visto nos clubes como vital para embalar na competição.

Os rivais já fizeram mais que 50 jogos cada no ano. Só estão atrás do Coritiba em número de partidas na temporada (veja dados abaixo), mas a diferença é que já tiveram que percorrer diversos países durante a disputa da Libertadores. Para piorar, os times chegam com menos de 72 horas de descanso, já que atuaram na última quinta-feira pelo Brasileiro.

"Em 72 horas, você não tem tempo de recuperação, não dá pra jogar, é desumano. O cara atleta sente aqui, ali, dá um estirão, sente a perna, estoura o joelho e fica uma, duas partidas fora. Quem faz a lei nunca jogou futebol", disse Tite, em uma reclamação recorrente entre os técnicos no Brasil.

Para contornar a sequência pesada de jogos, Santos e Corinthians ainda precisam superar os constantes desfalques. No clássico, são cinco para cada lado - Edu Dracena, Fuciile, Juan, Galhardo e Bernardo (Santos). Chicão, Alessandro, Welder, Emerson e Jorge Henrique (Corinthians). "Ainda temos alguns jogadores retornando de contusão, ficaremos com outra cara. Estamos com um time mais experiente, que sabe jogar a competição. Vamos brigar lá em cima", avisou Muricy Ramalho.

O Santos reencontra o arquirival ambicionando sequência empolgante. Apesar da 14ª colocação, com 20 pontos, o time vem de recentes resultados positivos como a primeira vitória fora de casa, no retorno de Neymar após 38 dias com a Seleção Brasileira. Muricy Ramalho, por sinal, deverá manter o time que venceu o Figueirense, com linha de frente com Ganso, Patito Rodriguez, Neymar e André.

O técnico, no entanto, ainda pode ganhar reforços. Henrique, poupado dos dois últimos jogos por dores no púbis, pode voltar. Situação semelhante a de Durval, vetado do último jogo por lesão no tornozelo esquerdo. Léo reassume a titularidade após pedir para ser poupado devido as ausências de Juan e Gerson Magrão, suspensos. Miralles também surge como opção para a vaga de André.

Já o Corinthians está em meio à uma arrancada, com nove jogos de invencibilidade, sendo cinco vitórias e quatro empates. No entanto, a 9ª colocação, com 24 pontos, ainda é muito pouco para um time que já tem vaga na Libertadores 2013, e só ambiciona o título do Brasileiro.

Tite conta com os retornos de Romarinho e Paulinho, que estavam suspensos, e dos peruanos Paolo Guerrero e Ramírez, após participação pela seleção do Peru no meio de semana. Mas a grande novidade será a estreia do lateral-direito Guilherme Andrade, recém-contratado junto a Ponte Preta.

O confronto na Vila acontece quase dois meses depois de o Corinthians eliminar o Santos na Libertadores. Na época, os adversários amargavam as últimas colocações no Brasileiro. Desde então, a ascensão na competição passou a ser crucial. Para que ela seja confirmada, nada melhor do que a vitória em um clássico.

Veja quantos jogos cada clube da Série A fez na temporada

Coritiba - 54 jogos
Santos - 52 jogos
Corinthians - 51 jogos
Bahia - 51 jogos
Palmeiras - 48 jogos
São Paulo- 48 jogos
Internacional- 47 jogos
Grêmio- 47 jogos
Náutico - 47 jogos
Vasco- 46 jogos
Sport - 46 jogos
Botafogo- 45 jogos
Ponte Preta - 44 jogos
Atlético-GO - 44 jogos
Fluminense-44 jogos
Portuguesa - 42 jogos
Náutico - 47 jogos
Figueirense - 40 jogos
Cruzeiro-35 jogos
Atlético-MG - 35 jogos

Terra

Comentários