Presidente do IPC se compara a "vulcão" e prevê sucesso da Paralimpíada

Craven comemorou a volta para casa da Paralimpíada. Foto: Fernando Borges/Terra

Craven comemorou a "volta para casa" da Paralimpíada

A alta possibilidade de ter sucesso inédito para os Jogos Paralímpicos de 2012 fez o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (CPI ou, na sigla em inglês, IPC), Philip Craven, criar uma metáfora interessante neste domingo, em entrevista do Main Press Centre, no Parque Olímpico. A apenas três dias da Cerimônia de Abertura, o dirigente se sente como um vulcão prestes a entrar em erupção, tamanha a animação que enfrenta.

"Durante a Olimpíada eu já estava animado, mas agora eu sou um vulcão esperando para entrar em erupção pela Paralimpíada", exaltou o dirigente, ao falar com entusiasmo sobre as expectativas para o evento.

Alguns fatores fazem com que a promessa seja realmente do maior evento paralímpico da história. O primeiro deles é o interesse do público: as vendas de ingressos bateram recorde, chegando a 2,1 milhões a uma semana antes da abertura - foram colocados à venda 2,5 milhões de entradas. A cobertura de mídia será uma das maiores da história.

Além disso, a Paralimpíada está voltando para casa, já que o esporte paralímpico começou na Inglaterra, com as competições organizadas como forma de reabilitação pelo médico alemão exilado Ludwig Guttmann com soldados britânicos feridos na Segunda Guerra, na cidade de Stoke Mandeville. "Vai ser a mesma atmosfera da Olimpíada. Os britânicos conhecem o esporte paralímpico", afirmou Craven.

De acordo com a avaliação do dirigente, Londres é uma cidade plenamente adaptada à situação dos deficientes. "Eu não uso essa palavra que começa com 'D'. Mas sim, é uma boa cidade. Eu posso ir de trem, de ônibus ou de táxi aonde quer que precise com muita tranquilidade", disse Philip Craven, nascido em Bolton e dotado do orgulho britânico, algo que ajuda a transformá-lo em um "vulcão de animação".

"O bom de você ter um evento a cada quatro anos é a chance de estar presente em uma edição, ver como acontece, se inspirar e levar isso para a próxima, fazer diferente e melhor. Cada edição deveria ser melhor do que a outra. Acho que Londres vai ser assim", complementou Philip Craven. A Cerimônia de Abertura será realizada na quarta-feira, 29 de agosto. A Paralimpíada terá seu encerramento em 9 de setembro.

Terra

Comentários