Ferdinand detona seleção inglesa e duvida de classificação para Copa

Ferdinand, 34 anos, se aposentou da seleção inglesa em 2011 Foto: AFP

Ferdinand, 34 anos, se aposentou da seleção inglesa em 2011

​Um dos maiores nomes recentes do futebol britânico, o zagueiro Rio Ferdinand adotou o tom crítico para falar da atual situação da seleção inglesa. Insatisfeito com o trabalho de Roy Hodgson à frente da equipe, o defensor do Manchester United duvidou, inclusive, que o país consiga se classificar para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

“Qual é a nossa identidade? Tínhamos alguma coisa nesse sentido quando o Glenn Hoddle estava no cargo, havia uma identidade. Era perceptível um padrão de jogo e sabíamos o que queriam implantar na equipe”, disse Ferdinand, mencionando o treinador que dirigiu a seleção inglesa entre 1996 e 1999.

Ferdinand, que estreou pela seleção em 1997 sob o comando de Hoddle, acredita que a Inglaterra tenha perdido as principais características de jogo nos últimos 15 anos – especialmente em comparação a outras potências do futebol.

“Se tirassem os nomes dos jogadores das camisas e mudassem as cores do uniforme, seria impossível dizer ‘esta é a seleção inglesa, é assim que jogamos'. E isso vai desde as seleções juvenis. Diferentemente de outros países: você identifica Alemanha, Holanda e Brasil sem precisar ver os nomes nas camisas. Eles têm um padrão”, comparou.

A melhor solução possível para a Inglaterra, na ótica de Ferdinand, é que o país fique fora das próximas competições internacionais. “Pode ser que a gente nem se classifique para a Copa do Mundo de 2014 ou para a Euro 2016, mas prefiro que isso aconteça. Quem sabe, daqui dez anos, teremos uma identidade e ficaremos orgulhosos do nosso futebol?”, concluiu.

A Inglaterra atualmente aparece na segunda colocação do Grupo H das Eliminatórias Europeias para a Copa de 2014, com 12 pontos - Montenegro lidera com 14, mas um jogo a mais. Os britânicos também são seguidos de perto pela Ucrânia, tem 11 pontos.

Terra

Comentários