Corinthians e São Paulo buscam caminho alternativo à Libertadores


















Corinthians e São Paulo jogam nesta semana o planejamento para 2014. De olho na próxima Libertadores, os rivais, em momentos ruins no Brasileiro, voltam seus holofotes completamente para a Copa do Brasil e a Sul-Americana, que concedem vagas ao torneio continental.

No Corinthians, estar na Libertadores-2014 é questão de honra. No plano de expansão e internacionalização da marca, ficar fora da competição seria um completo desastre.

Embora a Libertadores seja pouco rentável ao clube no que diz respeito à premiação, o torneio tem um potencial de arrecadação com bilheteria de que o clube não pode abrir mão. Seja pelas rendas nos jogos ou pelo efeito positivo que a competição traz para o crescimento do programa de sócio-torcedor.

O Fiel Torcedor funciona como um programa de milhagem. Quanto mais o torcedor comparecer aos jogos, maior o nível de prioridade adquirido para comprar ingressos de jogos importantes antes que eles se esgotem.

Sem o atrativo dos jogos da Libertadores, torneio preferido dos alvinegros, a presença de público em partidas menores de outros campeonatos tende a cair.

Por isso, a despeito da proximidade do clube com a zona de rebaixamento do Brasileiro, o foco do Corinthians é todo na Copa do Brasil.

POLÍTICA

Já o São Paulo, que estreia quinta-feira na Sul-Americana contra a Universidad Católica, a Sul-Americana é tratada como uma espécie de salvação da temporada.

Conquistar o bicampeonato continental serviria para que o segundo semestre deste ano fosse lembrado pelo torcedor não como um período em que o time lutou contra o rebaixamento.

"No nosso planejamento, as duas competições são prioridades. A Sul-Americana é uma janela para disputarmos a Libertadores e também um título para defendermos", afirmou o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

Estar na Libertadores também serviria como um trunfo eleitoral para o grupo do presidente Juvenal Juvêncio.

As eleições que vão definir o próximo mandatário acontecem em abril, durante a disputa do torneio continental.

Folha de S.Paulo

Comentários