Sport tem defesa mais vazada das três primeiras divisões do Brasileiro

Magrão vem em boa fase e recentemente garantiu a classificação do Sport defendendo três pênaltis na Sul-Americana, mas não conseguiu evitar os quatro gols do ABC Foto: Matheus Britto/A Imagem / Futura Press

Magrão vem em boa fase e recentemente garantiu a classificação do Sport defendendo três pênaltis na Sul-Americana, mas não conseguiu evitar os quatro gols do ABC

Após a derrota por 4 a 2 para o ABC na última terça, em Natal, aumentou um retrospecto negativo do Sport: o time pernambucano tem a defesa que mais leva gols no Brasileiro 2013, mesmo considerando todas as divisões organizadas pela CBF. Apesar da boa fase vivida pelo goleiro Magrão, que garantiu inclusive a classificação do clube para a terceira fase da Copa Sul-Americana nos pênaltis, já são 37 gols sofridos na competição nacional. O clube agora ocupa apenas a oitava colocação da Série B.

Para ser justo com a defesa, é preciso dizer que o Rio Branco-AC, que é o lanterna do grupo A da Série C com apenas três pontos, tem a pior média de gols sofridos. O time acreano sofreu 35 gols em apenas 14 jogos - com isso, seu goleiro tem ido buscar a bola no fundo das redes em média 2,5 vezes por jogo, contra 1,76 de Magrão, goleiro do Sport. Último colocado da Série A, o Náutico também tem uma média um pouco mais alta do que a do rival pernambucano: 1,77.

Na elite do Campeonato Brasileiro, o lanterna Náutico divide o posto de defesa mais vazada com o Vasco da Gama (10º colocado) e a Portuguesa (17ª colocada), sofrendo 32 gols cada. Criciúma, com 31 gols sofridos e na 11ª posição, e a vice-lanterna Ponte Preta, que chegou à barreira dos 30 gols sofridos, são outros clubes que devem estar preocupados com o número de gols sofridos nas 19 rodadas. Para piorar a situação, os dois últimos colocados cumpriram apenas 18 rodadas e têm um jogo a menos do que a maioria dos clubes da Série A.

Na Série B, foram 21 rodadas, por isso é natural que os times tenham um número um pouco maior de gols sofridos. O Sport chegou aos 37 e ultrapassou Icasa, Figueirense, ASA (os três tiveram a defesa vazada 36 vezes) e o ainda lanterna ABC, que chegou aos 35 gols sofridos após levar dois gols na partida contra o Sport. Por outro lado, os três primeiros colocados têm as melhores defesas da Série B: Palmeiras, Chapecoense e Paraná.

As falhas da defesa do Sport foram responsáveis inclusive pela reabilitação do setor ofensivo do ABC. O time potiguar tinha apenas 15 gols antes da partida de ontem. Ou seja, os quatro marcados contra o Sport foram importantíssimos para o time de Natal chegar aos 19 e empatar com Boa e Atlético-GO como piores ataques da segunda divisão. Por enquanto, o time ainda está três pontos atrás do vice-lanterna da competição.

Vendo seu time continuar a trajetória de queda na competição, o treinador Neco mostrou preocupação após a sua primeira partida no comando do Sport. Fez questão de lembrar que o ataque está marcando gols, que pode testar atletas que ainda não tiveram chances, mas não descartou a possibilidade de solicitar reforços à diretoria rubro-negra. O time, que tinha certa folga no G4, já está seis pontos atrás das equipes que se ganhariam vaga para a Série A caso o campeonato terminasse agora.

Terra

Comentários