Em treino de pódio, FIG dá nota máxima a movimento criado por Zanetti

Arthur Zanetti incluirá movimento novo em sua rotina para o Mundial e conseguiu o aumento da sua nota de partida Foto: Osvaldo F./Contrapé Jornalismo / Divulgação

Arthur Zanetti incluirá movimento novo em sua rotina para o Mundial e conseguiu o aumento da sua nota de partida

O ginasta brasileiro Arthur Zanetti recebeu uma boa notícia antes do início do Campeonato Mundial de ginástica artística, na Antuérpia. O movimento que ele criou nas argolas e esperava apresentar na competição recebeu nota máxima no código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica, o que fará sua nota de partida aumentar para 16,900 pontos.

O movimento, que deve ganhar o nome do ginasta brasileiro, foi classificado como de valor F, o mais alto do código nas argolas. Zanetti o apresentou aos juízes no treino de pódio do Mundial, neste sábado.

"É logo o primeiro elemento que faço na minha série. É muito difícil, cansa fazer, exige energia e com ele eu gasto muita força. Fico com os braços acima do corpo, paralelo ao solo, e subo até os braços ficarem abaixo do meu corpo, ainda paralelo ao solo. Saio de uma extremidade, abaixo das argolas, e vou até a outra, acima das argolas. Faço muita força para subir o corpo. É um elemento bem difícil mesmo, mas espero que valha a pena fazer", disse o brasileiro.

Zanetti viajou à Bélgica sem saber se utilizaria seu novo movimento no Mundial, já que seu valor no código de pontuação ainda não estava definido. Quando apresentou o elemento pela primeira vez, na etapa da Copa do Mundo de Anadia, os juízes o classificaram como E.

Caso isso ocorresse também na Bélgica, Zanetti usaria no Mundial a mesma série de exercícios com que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Agora, o movimento do brasileiro deve ser homologado no código de pontuação da FIG como de valor F, com o nome Zanetti.

Terra

Comentários