Lituânia massacra a Bélgica e se aproxima das quartas do EuroBasket 2013

Javtokas comemora mais 2 pontos na fácil vitória contra a Bélgica. Foto: FIBA Europe/Elio Castoria

Javtokas comemora mais 2 pontos na fácil vitória contra a Bélgica

Sem dó nem piedade, a Lituânia atropelou a Bélgica na 2ª rodada do Grupo E da 2ª fase do EuroBasket 2013. Vitória por 86 x 67, fora o baile! O grande destaque lituano foi Jonas Valanciunas que anotou duplo duplo com 12 pontos e 10 rebotes. Pelos belgas o mais efetivo foi Axel Hervelle com 10 pontos e 8 rebotes.

A partida até que começou equilibrada, com 8 minutos jogados no 1º quarto a Bélgica liderava por 12 x 11, mas aí a seleção báltica empreendeu uma sequência de 7 pontos consecutivos e fechou a parcial em 18 x 12.

A partir daí os belgas não viram mais a cor da bola e a Lituânia promoveu um verdadeiro massacre em Liubliana.

A vantagem do time do leste europeu chegou a ser de 35 pontos com pouco mais de um minuto por jogar no 3º quarto, 69 X 34, e as equipes foram para os 10 minutos finais com o placar marcando 69 X 35.

Mas no último período Jonas Kazlauskas tirou suas principais peças da quadra, a equipe báltica diminuiu o ritmo e jogo ficou mais equilibrado. A Bélgica conseguiu vencer a parcial por 32 X 17, cortando quase metade da vantagem lituana e perdendo o jogo por 19 pontos,86 X 67.

O resultado da partida ainda não elimina a Bélgica do EuroBasket 2013. Mas só matematicamente, porque na prática, com 4 derrotas em 4 jogos, seria preciso mais que uma combinação de resultados, seria preciso um milagre para que os belgas avancem às quartas de final.

Por outro lado a Lituânia está cada vez mais próxima de garantir seu lugar entre as 8 melhores seleções do continente. Com 3 vitórias e uma derrota, os bálticos podem assegurar a classificação ainda hoje, para isto basta que a Sérvia vença a Ucrânia e a França derrote a Letônia na sequência da rodada.

As duas equipes voltam à quadra no domingo, 15 de setembro. Às 9h30 a Bélgica enfrenta a Letônia e às 12h45 a Lituânia pega a Ucrânia, ambos os jogos no horário de Brasília.

Terra

Comentários