Manchester City faz 4 a 1 em clássico contra United e se firma no 3º lugar

Agüero (foto) marcou duas vezes e garantiu o 4 a 1; Yayá Touré e Nasri completaram Foto: AP

Agüero (foto) marcou duas vezes e garantiu o 4 a 1; Yayá Touré e Nasri completaram

O Manchester City não deu chances para o Manchester United no clássico deste domingo pela quinta rodada do Campeonato Inglês. Jogando no Etihad Stadium, o time comandado por Manuel Pellegrini fez 4 a 1 sobre os rivais e se manteve próximo da liderança da competição.

Graças aos gols de Sergio Agüero (dois), Yayá Touré e Samir Nasri, o City chegou aos 10 pontos em cinco jogos (três vitórias, um empate e uma derrota), atrás apenas de Arsenal e Tottenham (ambos com 12). O United, por sua vez, marcou em cobrança de falta de Wayne Rooney, e permanece com sete pontos (duas vitórias, um empate e duas derrotas), apenas na nona colocação.

Principal referência ofensiva do Manchester United nesta temporada, o atacante Robin Van Persie surpreendentemente ficou de fora do clássico deste domingo. Com problemas na virilha, o atleta holandês foi cortado pelo treinador David Moyes horas antes do embate, dando lugar ao inglês Daniel Welbeck na escalação principal.

Sem seu protagonista no ataque, os atuais campeões nacionais foram acuados pelo City desde o início do confronto. O atacante Wayne Rooney, novamente exercendo função mais recuada, buscava criar as principais jogadas pelo lado do United, mas encontrava grandes dificuldades para superar o sistema de marcação do rival.

A equipe da casa, por sua vez, pressionava o adversário em busca do primeiro gol - aos 12min, somava 63% de posse de bola. Apesar de passar maior tempo trocando passes em relação ao rival, o City construiu seu gol em jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo do campo.

Aos 15min, Nasri recebeu lançamento, desceu em velocidade ao setor ofensivo, encarou a marcação de Smalling e esperou ultrapassagem de Kolarov para tocar de letra; com espaço, o lateral cruzou para o atacante Sergio Aguero, que apenas desviou de perna esquerda para o fundo das redes do gol defendido por De Gea.

Em vantagem no marcador, o time comandado por Manuel Pellegrini diminuiu seu ímpeto ofensivo nos minutos seguintes e controlou o ritmo de jogo. No entanto, aos 45min, Negredo desviou cobrança de escanteio do lado direito e encontrou Yaya Touré - livre de marcação, o volante conseguiu alcançar a bola com sua perna esquerda e marcou o segundo gol da partida.

Na etapa complementar, o City voltou dos vestiários de maneira ainda mais arrasadora. Logo no primeiro minuto, Nasri lançou para Negredo pelo lado esquerdo da área. O espanhol dominou, girou diante de Vidic e cruzou. Aguero, novamente, apareceu para tocar de primeira e superar o goleiro espanhol.

Três minutos mais tarde, quando o United tentava organizar jogada no campo ofensivo, o time comandado por Pellegrini conseguiu desarme e atacou o adversário em velocidade. O meio-campista Jesús Navas conduziu a bola por quase metade do gramado pelo lado direito e cruzou - Nasri, de primeira, bateu de perna direita e transformou o placar em goleada.

Insatisfeito com o resultado, o técnico David Moyes mexeu rapidamente no time e, aos seis minutos, colocou Tom Cleverley na vaga de Ashley Young. A alteração deu resultado, o United conseguiu equilibrar as ações do jogo e chegou a diminuir a desvantagem em cobrança de falta de Rooney, aos 41 minutos. Contudo, o City acabou vitorioso.

O Manchester City volta a entrar em campo no próximo sábado, às 11h (de Brasília), quando atua como visitante diante do Aston Villa, no Villa Park, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Inglês. No mesmo dia e horário, o United retorna ao Old Trafford para receber o West Bromwich.

Terra

Comentários