Ídolo do vôlei brasileiro, Bernard Rajzman é eleito como membro do COI

Com 81 votos a favor, Bernard Rajzman se tornou o quarto brasileiro na história a ocupar um lugar na organização Foto: Getty Images

Com 81 votos a favor, Bernard Rajzman se tornou o quarto brasileiro na história a ocupar um lugar na organização

Detentor da medalha de prata com a Seleção Brasileira de vôlei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, Bernard Rajzman foi eleito, nesta terça-feira, como novo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), em reunião realizada em Buenos Aires, na Argentina. Famoso por criar o saque "Jornada nas Estrelas", o membro do Comitê Olímpico Brasileiro teve sua indicação para o COI feita em julho. Com a votação, que resultou em 81 votos a favor, 12 contra e duas abstenções, Bernard se tornou o quarto brasileiro na história a ocupar um lugar na organização.

Anteriormente, os representantes do Brasil foram Sylvio de Magalhães Padilha, nas décadas de 70 e 80, João Havelange, que deixou o cargo em 2011, e Carlos Arthur Nuzman, atualmente presidente do COB e que saiu do comitê internacional ao completar 70 anos, limite de idade permitida.

Rajzman entrou para o hall da fama do vôlei em 2005. Atualmente aos 56 anos, o ex-jogador continuou envolvido no esporte mesmo longe das quadras. Diretor de esportes do COB, ele é o vice-presidente da Academia Olímpica Brasileira e foi o chefe de missão do País nos Jogos da Lusofonia (2006 e 2009), Jogos Sul-Americanos (2006 e 2010), Jogos Pan-Americanos de 2011 e na Olimpíada de 2012.

Além das ações diretas com o Comitê Olímpico, Bernand também tem uma carreira na política, tendo ocupado os cargos de secretário Nacional de Esportes, deputado estadual e subsecretário estadual dos Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007. No entanto, a ação que deu mais destaque ao seu trabalho foi o apoio à regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil.

Terra

Comentários