Porto Rico vence e garante vaga no Mundial; México também se classifica

Barea liderou Porto Rico à emocionante vitória sobre a Venezuela para por seus país na Copa do Mundo de 2014

Barea liderou Porto Rico à emocionante vitória sobre a Venezuela para por seus país na Copa do Mundo de 2014

O sábado (7) foi de definição na Copa América de 2013, disputada em Caracas, naVenezuela. Com uma incrível virada depois de estar perdendo por 17 pontos no primeiro tempo, a seleção de Porto Rico superou a anfitriã Venezuela de maneira dramática, por 86 a 85, na prorrogação, e carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de 2014, naEspanha.

Os porto-riquenhos assumem a liderança isolada do torneio continental, com cinco vitórias e apenas uma derrota, e não têm mais chances matemáticas de serem ultrapassados a ponto de perder sua vaga. O resultado, de quebra, ainda garantiu a classificação do México, que venceu a Jamaica e contou com a combinação de resultados da rodada para assegurar o passe.

Desta forma, Porto Rico e México são os novos representantes da América a conquistar espaço no Mundial. O continente já conta com a presença dosEstados Unidos, campões olímpicos, que haviam se classificado em 2012 após o ouro nos Jogos de Londres.

Outros quatro países chegam à última rodada, neste domingo, na briga pelas duas vagas remanescentes na Copa América 2013: República Dominicana, Venezuela, Canadá e Argentina.Uruguai e Jamaica, lanternas entre os oitos times que disputam a segunda fase, não conseguem alcançar os adversários e estão eliminados, apenas cumprindo tabela na última rodada.

Para carimbar o passaporte com destino àEspanha, Porto Rico precisou construir uma virada histórica, depois de virar o intervalo em desvantagem de 43 a 26. Nos últimos dois períodos, os borícuas assumiram o controle e descolaram o empate, forçando a prorrogação. No tempo extra, já abatida pela revitalização do rival, a Venezuela, empurrada pela torcida, ainda tentou se manter viva, mas sucumbiu nos segundos finais.

Uma das principais estrelas do plantel de Porto Rico, o armador J.J. Barea foi o herói da classificação antecipada, com 30 pontos convertidos e seis assistências. Quem também brilhou pela equipe vencedora foi o ala/pivô Renaldo Balkman, que vai acumulando exibições fantásticas, desta vez com 26 tentos e 12 rebotes. Pela Venezuela, o norte-americano naturalizado Donta Smith foi destaque, com 26 pontos e 13 rebotes.

O México, mais cedo, confirmara o favoritismo e vencera a Jamaica, com placar centenário de 100 a 89, dando importante passo para, depois, ser agraciado pela histórica classificação. O país, convidado de última hora para disputar o torneio após a suspensão do Panamá, surpreendeu o mundo do basquete e agora retornará à Copa do Mundo após 40 anos de jejum: a última participação mexicana em mundiais foi em 1974, em Porto Rico.

Certeiro na linha dos três pontos, o ala/pivô Héctor Hernández, com 25 pontos, foi o cestinha da vitória diante dos jamaicanos. Principal nome do país na Copa América,Gustavo Ayon mais uma vez brilhou, contribuindo com 19 tentos. O armador Orlando Mendéz, com 22 pontos e sete assistências, deu sua parcela de auxílio para a classificação antecipada.

Argentina se recompõe e segue viva

Depois de ser surpreendida e derrota pela Jamaica na rodada da sexta-feira, a Argentinaconseguiu se reabilitar a tempo para vencer o Uruguai, por 89 a 63, em clássico sul-americano realizado neste sábado (7), no Ginásio Poliedro. O resultado mantém os hermanos vivos na busca pela classificação e acaba com o sonho celeste de alcançar oMundial.

Precisando da vitória para afastar a zebra e ainda sonhar com o mundial, a Argentina começou a partida levando um susto, sendo surpreendida por um ataque uruguaio certeiro. Equilibrado, o clássico encerrou seu primeiro quarto empatado em 24 a 24. Entretanto, dali em diante, a equipe de Julio Lamas tomou o controle e não teve grandes dificuldades, principalmente no segundo tempo.

Criticado pela imprensa argentina pela baixa produção na rodada anterior, Marcos Matafoi o nome da seleção portenha no triunfo diante do Uruguai. O ala, recém-transferido para o basquete espanhol, anotou 12 pontos e assegurou dez rebotes para marcar o duplo-duplo. Luis Scolatambém apareceu bem, com 17 tentos, sendo o cestinha dos esquadrão da Argentina.

Favorita a uma das quatro vagas, a Argentina enfrenta o Canadá, neste domingo, em confronto direto de vida ou morte: quem perder volta para casa sem a classificação. ARepública Dominicana tem vida mais fácil, uma vez que enfrenta o já eliminado e frágilUruguai. A Venezuela, por sua vez, precisa vencer a Jamaica e ainda torcer por uma combinação de resultados para conquistar a classificação.

Confira a tabela do domingo abaixo:

Uruguai x República Dominicana- 12h30
Canadá x Argentina- 15h00
Porto Rico x México - 18h30
Jamaica x Venezuela - 21h00

Terra

Comentários