Especial - Rúgbi










O rugby union rúgbi ou râguebi é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo inicialmente concebido como uma variação do futebol, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol

História

Estátua de William Webb Ellis na Rugby School.

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis[1], teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.[2]

Fundação da Football Association
A fundação da Football Association deu-se em 26 de outubro de 1863 com 21 clubes unificando as regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra como as de Cambridge, as de Sheffield e as de Rugby, durante quase uma década o futebol e o rugby foram o mesmo esporte.
Rompimento com a Football Association e formação da Rugby Football Union
Devido a um desentendimento do clube de futebol Blackheath (um dos fundadores da FA) cujo presidente era Francis Maude Campbell, sobre a retirada de 2 regras do futebol pela Football Association (uma era sobre carregar a bola com as mãos, a outra sobre os tackles), em 26 de janeiro de 1871 em uma reunião em um restaurante em Londres com representantes de 21 times da Inglaterra é fundada a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo. Algernon Rutter foi eleito o primeiro presidente da RFU e as primeiras leis do esporte foram oficializadas em junho de 1871.

Primeiro jogo internacional


Seleção da Inglaterra no primeiro jogo internacional de rugby.

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Edinburgo na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.

Formação da IRFB (International Rugby Football Board)



Jogo entre País de Gales e Nova Zelândia em 1905.


Devido a uma discussão sobre um try entre as seleções da Inglaterra e da Escócia em um jogo em 1884, foi criada em 1886 a International Rugby Football Board por Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra se recusou a participar da IRFB pelo fato de terem uma quantidade maior de clubes e por não aceitarem o fato da IRFB reger as leis do esporte. A IRFB proibiu seus membros de organizarem partidas contra a Inglaterra ou contra clubes ingleses até que a RFU aceitasse entrar para IRFB. A Inglaterra só aceitou entrar na IRFB em 1890. Em 1997 a IRFB mudou a sua sede de Londres para Dublin. Em 1998 a entidade passou-se a chamar simplesmente International Rugby Board (IRB).

Desavenças e formação da Rugby League

Devido a desavenças sobre o pagamento de jogadores e profissionalismo do rugby em 29 de agosto de 1895 em um encontro em um hotel em Huddersfield 20 clubes deixaram a RFU e fundaram NRFU (Nothern Rugby Football Union) que em 1922 passaria a se chamar Rugby Football League. O mesmo aconteceu em 1907 com 8 clubes em Sydney na Austrália e foi formada a New South Wales Rugby League. Mais tarde com a autonomia dos 2 códigos do esporte eles começaram a se diferenciar em relação as regras.




Evolução das regras


O Twickenham Stadium, um dos mais tradicionais estádios de rugby do mundo.
Várias mudanças foram aplicadas ao rugby ao longo do tempo e continuam até hoje.
• O número de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877.
• O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o ensaio e o gol separadamente.
• O valor do ensaio e da conversão variou ao longo dos anos. Até 1891 o ensaio valia 1 ponto e uma conversão valia 2 pontos. Depois o ensaio passou a valer 2 pontos e a conversão 3. Em 1893 o valor foi trocado e o ensaio passou a valer 3 pontos com a conversão valendo 2 (o valor da conversão mantém-se esse até hoje). Em 1971 o ensaio passou a valer 4 pontos e em 1992 o ensaio passou a valer 5 pontos.
• O pontapé de ressalto passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948 passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.
• O pontapé de penalidade valia 2 pontos até 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje.
• O goal from mark foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971.
• Em 1892 foi adotado o formato da bola oval.


Primeiro campeonato internacional
Em 1883 foi realizado a primeira competição internacional entre seleções, a Home Nations composta por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, sendo a Inglaterra a primeira campeã. Em 1910 a França entrou no campeonato que passou a se chamar Five Nations. Em 1931 a França saiu do campeonato que voltou a se chamar Home Nations. Em 1947 após a Segunda Guerra Mundial o campeonato voltou a ser disputado juntamente com a França e voltou a ser chamado de Five Nations. Até 1993 não havia nenhum prêmio ao vencedor da competição (nenhum tipo de medalha ou troféu). No ano 2000 a Itália entrou no campeonato que passou a se chamar Six Nations



A Copa do Mundo
As primeiras idéias de um campeonato mundial de rugby surgiram no século XIX, mas nunca foram postas em prática. Em 1982 foi sugerida a IRFB a primeira edição da Copa do Mundo em março de 1983 no Reino Unido, mas a idéia não foi a frente. Em junho de 1983, a Austrália propôs ser sede do evento, a Nova Zelândia propôs uma junção a campanha da Austrália para realizar a Copa do Mundo. Em um encontro da IRFB em Paris em 1985 a princípio todas as Home Nations eram contra a realização do evento, mas os esforços da Austrália, Nova Zelândia e França fizeram com que a África do Sul também votasse a favor (mesmo ela estando fora do evento devido ao Apartheid). Logo após a Inglaterra e País de Gales passaram a votar a favor.
Em maio de 1987 começava a primeira Copa do Mundo de Rugby disputada em conjunto com a Austrália e a Nova Zelândia com 16 nações convidadas de todos os continentes, a Nova Zelândia sagrou-se campeã. Em 1991 a segunda Copa do Mundo era disputada na Inglaterra com a introdução das primeiras eliminatórias tendo a Austrália como campeã. Em 1995 com o fim do Apartheid a África do Sul sediou a terceira copa do mundo sagrando-se campeã. Em 1999 a quarta Copa do Mundo foi realizada no País de Gales sendo vencida pela Austrália que passou a ser a primeira seleção a ser bicampeã. Em 2003 a Copa do Mundo foi disputada na Austrália e a Inglaterra tornou-se a primeira campeã mundial do hemisfério norte. Em 2007 a Copa foi disputada na França sendo vitoriosa a seleção da África do Sul (igualando o bicampeonato da Austrália), e em 2011 será na Nova Zelândia.
1995, o profissionalismo



Por tradição e por lei da IRB o rugby era um esporte amador, tanto que isso essa foi a principal questão do rompimento da rugby union e da rugby league. A questão do amadorismo versus profissionalismo sempre foi muito discutida em torno do rugby union, por um lado se defendia o amadorismo por preservar a verdadeira essência de amor ao esporte, por outro se criticava o fato do rugby ter se tornado um esporte de elite onde apenas os ricos tinham condições de jogar.

O jogo


O Western Force da Austrália (de azul) contra Waratahs do mesmo país (de branco) no torneio Super 14.
Existem duas versões do râguebi, o Rugby Union (aqui em questão) e o Rugby League. Ver artigo: Comparação entre rugby union e rugby league
O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.


Bola

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de secção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos. [4]
Campo
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permito jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB.

Equipe
Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipes constituem-se de 8 Avançados, 2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola em jogo.

Em 26 de agosto de 1995 curiosamente 100 anos após a criação da rugby league, a IRB declara o rugby como esporte "aberto" removendo todas as limitações sobre pagamentos e contratos. O possível motivo dessa decisão se dá ao fato da dificuldade da IRB em controlar o amadorismo no esporte.
Há aqueles que criticam a profissionalização argumentando que ela fez aumentar a qualidade de jogo entre as nações profissionais e não profissionais, o fato é que até hoje em dia muitas uniões ainda relutam contra a profissionalização (como a UAR) e muitas outras ainda limitam a quantidade de clubes e competições profissionais.

Comentários