Aos 39, Roberto Carlos se aposenta e quer adeus em Real x Anzhi

Sem jogar por opção própria no ano, Roberto Carlos tinha planos de voltar aos gramados em 2013. Foto: Getty Images

Sem jogar por opção própria no ano, Roberto Carlos tinha planos de voltar aos gramados em 2013

O lateral esquerdo Roberto Carlos encerrou oficialmente sua carreira profissional nesta quarta-feira. Aos 39 anos, o brasileiro já vinha trabalhando como assistente técnico de Guus Hiddink no Anzhi Makhachkala, mas ainda não havia feito o pronunciamento decisivo. Como embaixador do clube russo, o agora ex-jogador planeja um amistoso entre Real Madrid e Anzhi para fazer sua despedida.

Roberto convocou uma entrevista na sede do Anzhi um dia antes de a equipe entrar em campo pela terceira fase qualificatória da Liga Europa 2012/13 e se despediu. "Agradeço pela oportunidade de atuar no Daguestão por esse tempo e já entrei em contato com o Florentino Pérez (presidente do Real), para fazer esse amistoso de despedida".

Representante da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006, Roberto Carlos encerra a carreira carregando o pentacampeonato mundial sob o comando de Luiz Felipe Scolari no Japão e na Coreia do Sul, além do segundo lugar como melhor jogador do mundo naquele ano, quando Ronaldo faturou o prêmio da Fifa. Em 2006, foi um dos culpados pela eliminação diante da França, quando não acompanhou Henry na marcação do gol que tiraria os brasileiros do torneio.

Revelado nas categorias de base do União São João de Araras, do interior de São Paulo, o lateral esquerdo que se caracterizou pelo chute potente e pelas cobranças de falta certeiras se destacou com a camisa do Palmeiras entre 1993 e 1995. No clube alviverde, ele faturou uma edição do torneio Rio-São Paulo, um bicampeonato paulista e um bicampeonato brasileiro, além do passaporte para atuar no futebol europeu.

Vendido à Inter de Milão em 95, o lateral viveu seu auge no continente europeu, mas na Espanha, jogando com a camisa branca do Real Madrid. Em dez temporadas, Roberto Carlos foi tricampeão nacional e continental, além do bi mundial em 1998 e 2002. Transferido ao Fenerbahce, da Turquia, o ala voltou ao Brasil em 2010 para defender o Corinthians.

Com a camisa 6 do principal adversário do Palmeiras, o experiente jogador mostrou boas condições físicas e reeditou a dupla com Ronaldo pelo Corinthians, sendo eleito o melhor de sua posição no Campeonato Brasileiro de 2010. Na temporada seguinte, sem jogar o segundo jogo da eliminação na Pré-Libertadores, deixou o Corinthians e foi contratado pelo novo rico Anzhi onde chegou a ser treinador interino e, um ano depois, pendura as chuteiras.

Terra

Comentários