Aos 71, atleta mais velho dos Jogos é eliminado, mas mira Rio 2016

Hiroshi Hoketsu estreou em Tóquio 1964 e voltou às Olimpíadas apenas em Pequim 2008. Foto: Getty Images

Hiroshi Hoketsu estreou em Tóquio 1964 e voltou às Olimpíadas apenas em Pequim 2008

O cavaleiro japonês Hiroshi Hoketsu, 71 anos, é o atleta mais velho dos Jogos Olímpicos de Londres. Sua primeira Olimpíada foi em Tóquio 1964, há quase 50 anos, e a segunda há apenas quatro anos, em Pequim. Segundo o jornal inglês The Guardian, ele ainda tem a intenção de competir nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Nesta quinta-feira, Hoketsu e sua égua, Whisper, foram eliminados do torneio de adestramento individual após ficarem na 17ª posição entre 24 competidores. Apesar do resultado, o cavaleiro permaneceu tranquilo, assumiu a culpa por conta de alguns erros durante a prova e agradeceu o apoio do público.

Hoketsu explicou que o que ainda o motiva a competir é a sensação de que está melhorando, e que parará apenas quando sentir o contrário. Por isso, ele admite que, mesmo com 75 anos de idade, gostaria de estar presente nos Jogos de 2016, mas acredita que não será possível. Whisper, segundo ele, estará muito velha, e ele teria muita dificuldade para encontrar um novo cavalo para competir no Brasil.

Em comparação com a Olimpíada de 1964, em Tóquio, o japonês diz ter percebido mudanças significativas. Ele conta que, à época, a simples participação nos Jogos tinha muito mais importância para todos. Hoje, no entanto, ele pensa que as medalhas são mais importantes, não só para os atletas, mas também para a política.

Terra

Comentários