Coreia do Sul cala estádio, elimina britânicos e pega Brasil

Goleiros titular e reserva sul-coreanos garantiram classificação às semifinais. Foto: AP

Goleiros titular e reserva sul-coreanos garantiram classificação às semifinais

No Millennium Stadium, a Grã-Bretanha encarou neste sábado a Coreia do Sul pelas quartas de final do torneio de futebol masculino olímpico. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação, o vencedor foi decidido nos pênaltis. Em um estádio lotado, os sul-coreanos comemoraram a vitória após defesa do goleiro reserva Lee Bum-Young na cobrança de Daniel Sturridge. Com a vitória, os asiáticos avançam às semifinais e jogam contra o Brasil.

Os sul-coreanos saíram na frente no placar com o meia Ji Dong-Won, aos 29min do primeiro tempo, mas demoraram pouco tempo para ceder a igualdade aos anfitriões.

A Grã-Bretanha empatou de pênalti com o galês Ramsey, aos 36min. Tentando cortar um chute de dentro da área, Oh Jae-Suk desviou a bola com a mão e a infração foi marcada pelo árbitro colombiano Wilmar Roldan. Na cobrança, o meia do Arsenal bateu rasteiro no canto direito de Jung Sung-Ryong, que por pouco não defendeu.

O goleiro sul-coreano, porém, teve chance de se redimir quatro minutos depois. Roldan marcou nova falta dentro da área, desta vez sobre o atacante Sturridge. Ramsey foi para a batida novamente, trocando de canto para a consagração do arqueiro adversário.

Pouco aconteceu no segundo tempo, equilibrado entre as duas equipes. Ryan Giggs, que iniciou o duelo no banco de reservas, entrou faltando dez minutos para o término do tempo regulamentar no lugar de Craig Bellamy. Com dois galeses em campo durante toda a partida, a seleção britânica agradou o público no Millennium, estádio localizado em Cardiff, capital do País de Gales.

Antes da entrada do experiente meio-campista do Manchester United, um choque entre o goleiro sul-coreano e Sturridge fez com que Jung Sung-Ryong deixasse o gramado machucado para a entrada de Lee Bum-Young.

Logo no início do primeiro tempo da prorrogação, Butland salvou a Grã-Bretanha ao defender um chute forte de Koo Ja-Cheol. Mais vigorosa, a equipe britânica pressionou sem objetividade os sul-coreanos e reteve a posse de bola, como havia feito contra o Uruguai. Esgotadas, ambas as seleções se pouparam na segunda etapa do tempo extra, esperando os pênaltis.

Ramsey, Claverley, Dawson e Giggs acertaram suas cobranças, mas Daniel Sturridge teve seu pênalti defendido por Lee Bum-Young. Koo Ja-Cheol, Baek Sung-Dong, Hwang Seo-Kho, Park Jong-Woo e Ki Sung-Yeng não desperdiçaram nenhuma batida e confirmaram a presença de sua seleção nas semifinais olímpicas.

Terra

Comentários