Palmeiras "copeiro" inicia contra Botafogo busca por nova taça

Goleiro Bruno acredita que o Palmeiras vai dar conta dos dois campeonatos. Foto: Léo Pinheiro/Terra

Goleiro Bruno acredita que o Palmeiras vai dar conta dos dois campeonatos

A Copa Sul-Americana atraiu as atenções do Palmeiras nas duas temporadas passadas, quando o técnico Luiz Felipe Scolari entendia que o torneio era o melhor caminho para a vaga na Libertadores. Agora, atual campeão da Copa do Brasil e já classificado para o principal campeonato continental, o time alviverde estreia sem tanta euforia nesta quarta-feira, mas ciente de que seu estilo "copeiro" pode ser um trunfo na competição, que começa contra o Botafogo, às 21h50 (de Brasília), na Arena Barueri.

"Temos de jogar da mesma forma que fizemos na Copa do Brasil, por ser uma competição tão curta. Quando fazemos o primeiro jogo em casa, já temos de abrir um bom resultado, para depois administrar fora. Quando for jogar no adversário antes, precisamos tentar fazer um gol de toda maneira lá", receitou o volante Marcos Assunção.

Apesar da preocupação em fugir da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o discurso no time paulista é de respeito à Sul-americana. Por isso, o Palmeiras tenta esquecer os problemas no Nacional para buscar uma vitória na primeira partida do torneio internacional.

"É ruim e incômodo (o momento no Brasileiro), nunca queremos ficar lá embaixo, porque cada jogo que passa é um a menos que temos para sair. Mas temos confiança de que vamos sair e dar conta dos dois campeonatos", avaliou o goleiro Bruno.

Em 2010, Felipão depositou suas esperanças na Sul-Americana, mas amargou uma desclassificação em casa na semifinal diante do Goiás. Já no ano passado, apesar da força máxima colocada na competição, o Palmeiras caiu diante de seu primeiro adversário, o Vasco.

Agora o treinador vai escalar novamente os melhores jogadores que tem à disposição. Ao mesmo tempo em que tem como meta fugir do rebaixamento do Brasileiro, o elenco palmeirense sabe que as chances de um novo título na temporada se resumem à Sul-Americana, até por conta da distância para o líder do Brasileiro, o Atlético-MG - atualmente são 22 pontos de diferença.

As novidades na equipe podem ficar por conta do zagueiro Maurício Ramos e do volante Marcos Assunção, que estão recuperados de lesão e têm chances de atuar. Por outro lado, ainda sem ter Valdivia, lesionado, Felipão também ficou sem Daniel Carvalho, com dores lombares. Assim, Mazinho deve ser recuado para o meio-campo, com Obina e Barcos na frente.

Já o Botafogo, que no fim de semana fez 1 a 0 no Figueirense e quebrou uma sequência de quatro partidas sem triunfo, vê a Sul-Americana como um atalho para conquistar uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, uma prioridade em General Severiano.

"Não vamos pensar no Brasileiro até acabar o jogo contra o Palmeiras, pois a Sul-Americana é algo muito importante para o Botafogo. Trata-se da possibilidade de conquistar um título internacional, que é sempre bem visto em qualquer lugar, além de nos dar a vaga na Libertadores, que é algo que o Botafogo vem perseguindo há muito tempo", disse Oswaldo de Oliveira.

Em termos de escalação, o Botafogo terá o retorno do zagueiro Antônio Carlos, que cumpriu suspensão contra o Figueirense e vai formar dupla com Fábio Ferreira. Assim, Brinner fica como opção no banco de reservas. Oswaldo de Oliveira não pretende poupar titulares, salvo o meia holandês Clarence Seedorf, que será preservado dentro de um planejamento da comissão técnica. Jadson ocupará o posto.

Quem também pode ser poupado é o lateral esquerdo Márcio Azevedo, já que o treinador quer conhecer o estilo de Lima, contratado do Internacional. No meio-campo, Andrezinho e Fellype Gabriel disputam posição.

Terra

Comentários