Scheidt e Prada ficam com bronze; suecos surpreendem e são ouro

Brasileiros não tiveram bom desempenho na regata final e terminaram na sétima colocação. Foto: Reuters

Brasileiros não tiveram bom desempenho na regata final e terminaram na sétima colocação

Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a medalha de bronze na classe Star, após terminarem na sétima colocação na medal race, corrida final dos Jogos Olímpicos de Londres realizada na manhã deste domingo, em Weymouth. O ouro ficou com os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, que ganharam a última rega e surpreenderam Andrew Simpson e Iain Percy, da Grã-Bretanha. Os donos da casa até então ocupavam a liderança da competição, mas ficaram no oitavo lugar neste domingo e acabaram superados na classificação geral pelos suecos.

Para ficar com o ouro, a dupla brasileira precisava terminar quatro posições à frente dos britânicos e não ficar mais do que uma posição atrás dos suecos, que poderiam ultrapassá-los caso isso acontecesse. Entretanto, Scheidt e Prada não conseguiram ficar entre os líderes desde o início da regata e, com isso, esses objetivos não puderam ser alcançados.

Apesar de não alcançar a meta principal, que era a medalha de ouro, Robert Scheidt chegou ao quinto pódio olímpico e se tornou o maior medalhista brasileiro nos Jogos ao lado do também velejador Torben Grael.

Já os suecos, que entraram na medal race na terceira colocação, precisavam terminar a regata final duas posições à frente dos brasileiros e seis à frente da dupla da Grã-Bretanha. Missão que parecia difícil, mas que acabou acontecendo devido à liderança e à má colocação da equipe da casa, que terminou no oitavo lugar.

Com o resultado da medal race, Fredrik Loof e Max Salminen terminaram a competição com 32 pontos perdidos, contra 34 de Andrew Simpson e Iain Percy, e 40 de Robert Scheidt e Bruno Prada.

Medalhistas de ouro em Pequim 2008, Simpson e Percy buscavam o bicampeonato e permaneceram na liderança em grande parte da competição.

Fredrik Loof, 42 anos, é 18 anos mais velho do que o parceiro Max Salminen. Enquanto o companheiro disputou sua primeira Olimpíada, Loof participou dos Jogos pela sexta vez e conquistou a segunda medalha - em 2000, ele havia garantido o bronze na classe Finn.

Terra

Comentários