Fifa rejeita recurso por punição e confirma Cabo Verde fora da Copa

Fora da disputa, equipe perdeu a vaga para a Tunísia - Siphiwe Sibeko/Reuters - 02/02/2013

Fora da disputa, equipe perdeu a vaga para a Tunísia

A Fifa anunciou nesta terça-feira que rejeitou o recurso apresentado pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), que tentava reverter uma punição aplicada à seleção do país, cuja escalação de um jogador em situação irregular provocou a sua eliminação das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2014.

Por causa da sentença aplicada pela entidade, Cabo Verde foi eliminada dos mata-matas que definirão os representantes africanos no Mundial que será realizado no Brasil. A seleção do país escalou um atleta sem condições legais para atuar na vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, fora de casa, em 7 de setembro.

Com o resultado obtido em campo, Cabo Verde ficou com a liderança do Grupo B das Eliminatórias Africanas, mas, com a punição imposta pela Fifa, o placar do jogo foi alterado para 3 a 0 em favor dos tunisianos. Com isso, os cabo-verdianos caíram para a segunda posição da chave, com nove pontos, sendo que apenas os líderes de cada grupo avançaram à terceira fase do qualificatório.

Por meio de nota publicada em seu site oficial, a Fifa destacou que "o recurso interposto pela FCF foi rejeitado e a sentença emitida em 12 de setembro de 2013 foi confirmada na sua totalidade".

Desta forma, a Tunísia está garantida no mata-mata que travará com Camarões por um lugar na Copa de 2014. As duas seleções farão um dos cinco confrontos de ida e volta que definirão as vagas africanas no Mundial. Os outros serão os seguintes: Gana x Egito, Costa do Marfim x Senegal, Burkina Fasso x Argélia e Etiópia x Nigéria.

Estadão

Comentários