O porquê da crise nos times de futebol

A fase do São Paulo no Campeonato Brasileiro abre um grande leque de clubes que já passaram ou ainda passam pelo mesmo problema. No caso do clube paulista, o campeonato começou bem, mas a preocupação do “técnico ideal” e um time muito valioso, além de divergências entre oposição e aliados a Juvenal Juvêncio, acabaram por repercutir dentro dos vestiários. Claro que isso é um assunto batido, todos já falaram, mas o que queremos discutir em si não é um caso isolado, mas sim um todo.

Acompanhando esse ritmo frenético, o Vasco também não passa um 2013 muito agradável. As dúvidas envolvidas na administração de Roberto Dinamite, muitas vezes alvo de críticas da torcida, e a suposta candidatura de Eurico Miranda fazem com o clima não seja lá aquelas coisas. Resultado disso: o time é um dos candidatos a novo descenso a série B (que por sinal, em 2008, ano que o clube caiu, um dos motivos da “bagunça” era a mudança de presidentes, de Eurico para Dinamite).

Um ano antes, Corinthians passou por uma situação parecida, com um time tecnicamente fraco, sendo rebaixado na última rodada, com a vitória do Goiás, outro candidato na época à queda. O time goiano também passou por essa ameaça algum tempo e como sempre, o inevitável aconteceu.

A mais recente “vergonha” entre times de grande expressão é o rebaixamento do Palmeiras, que mesmo com Gilson Kleina, agora colocando o time a liderança do campeonato em vantagem folgada, não evitou que o time se entregasse ao descenso.

Mas temos casos piores como do América do Rio Grande do Norte, rebaixado em 2007 com apenas 17 pontos conquistados nas 38 rodadas da competição. Esse ano, Náutico caminhava para esse menos patamar, mas as vitórias em cima de Coritiba e Ponte Preta mudaram esse cenário. Aliás, a Ponte é uma velha conhecida do rebaixamento, que mesmo há pouco tempo na elite do futebol brasileiro, está pegando caminho de volta a segundona.

Alguns outros destaques:

- Em 2006, Sport e Náutico, grandes adversários no cenário pernambucano, foram rebaixados com péssimas campanhas.

- Em 1992, o campeonato passou a ter 32 times, sendo que ninguém foi rebaixado para a série B. A mudança não surtiu efeito, e no ano seguinte a competição voltou ao formato de 20 clubes.

- Palmeiras conheceu seu primeiro rebaixamento em 2003, indo junto com Portuguesa, Gama e Botafogo.

Comentários