Botafogo promete representação na Conmebol para reaver G-4

Joel Santana gesticula durante o empate entre Palmeiras e Botafogo, neste domingo, no Engenhão. Foto: Alex Carvalho/Gazeta Press

Botafogo, de Joel Santana, é candidato ao quarto lugar

Desde o anúncio da Conmebol de que a zona de classificação da Copa Libertadores encurtou - o G-4 virou G-3 -, o Botafogo foi um dos poucos clubes brasileiros que se posicionaram fortemente contrários à mudança. Na época, meados de setembro, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, chegou a falar em "injustiça" e cobrou reação da CBF e do Clube dos 13.

Coincidência ou não, Assumpção foi chamado para chefiar a delegação da Seleção Brasileira em dois amistosos fora do País. Ontem, no entanto, o vice de futebol do clube alvinegro, André Silva, avisou que o clube prepara representação jurídica para o caso de a entidade não rever a medida que tornou o caminho para a Libertadores, via Brasileiro, ainda mais estreito.

O argumento é que todos os 20 clubes iniciaram a competição cientes de que precisavam ficar entre os quatro primeiros para se habilitarem a disputar o troféu mais cobiçado das Américas. No dia 18, a Conmebol se reúne para bater o martelo sobre o assunto.

Na sexta colocação, o Botafogo está a cinco pontos do Corinthians, o terceiro colocado e último classificado para a Libertadores, caso o Brasileiro terminasse hoje. O time alvinegro ainda joga mais cinco vezes no Rio e sai do estado para enfrentar quatro adversários.

Comentários