Nadal defende mudança de ranking da ATP

O espanhol Rafael Nadal, número um do tênis mundial, defendeu a existência de um ranking que leve em conta os dois últimos anos, em vez do sistema atual, que avalia os 12 meses mais recentes.

"Um circuito com um ranking de dois anos seria muito mais tranquilo, pois aliviaria muita pressão, diminuindo o estresse pelo esforço", afirmou Nadal, que disputou um torneio de golfe nesta quarta-feira, em Borriol, na região espanhola de Castellón.

"Os jogadores vão da quadra ao hotel, do hotel para a quadra, e não é justo que alguém se lesione e fique em recuperação por um ano, caindo para depois da centésima posição do ranking. Se Federer se machucasse amanhã e voltasse em seis meses como 80º do mundo, não seria justo, pois ele não é o 80º do mundo", justificou.

Nadal usou o exemplo do golfe, cujo ranking é calcula a cada dois anos. "Se fosse assim, não teríamos que jogar todas as semanas para manter o status", explicou.

O espanhol, entretanto, sabe que é praticamente impossível realizar alterações como essa. "Que fique claro que entendo que é quase um sonho. Este esporte movimenta muito dinheiro, e é extremamente complicado fazer qualquer mudança", concluiu.

Comentários