Imprensa europeia celebra 70 anos do "rei do gol e do mundo"

Com agasalho do clube, Pelé também autografou bolas com a marca do Cosmos. Foto: Getty Images

Pelé completa 70 anos neste sábado

Os 70 anos de Pelé tiveram grande destaque na imprensa internacional, em especial na Europa. Jornais de peso como Marca, Gazzetta dello Sport, BBC, A Bola, Marca e El Mundo Deportivo lembraram do marcante aniversário do Rei do Futebol. Os italianos se referiram ao brasileiro como "Rei do gol e Rei do Mundo".

A Gazzetta dello Sport recorda que destacou Pelé, em 1962, em sua primeira página. Àquele momento, já tratava o brasileiro como o maior de todos os tempos, o que acabou por se concretizar. O jornal italiano ainda recorda toda a carreira do jogador, inclusive fora do esporte: lembram, por exemplo, da aparição no filme Fuga para a vitória.

Os portugueses do jornal A Bola se referem a Pelé como alguém que merece todas as homenagens por tantas glórias no futebol e sua herança para as próximas gerações. Relembram ainda comercial veiculado no último ano, intitulado "O último gol de Pelé", e que teve participação do cineasta Fernando Meireles.

Da Inglaterra, a BBC homenageia o brasileiro com entrevista do capitão do tri, Carlos Alberto Torres, destacando a saúde de ferro que Pelé ostenta com sete décadas de vida.

O jornal espanhol Marca destaca a série de homenagens a Pelé por seu aniversário, como o fato de a rodada 31 do Campeonato Brasileiro ser batizada com o nome do Rei do Futebol. Lembram também a carreira do maior jogador de todos os tempos e fazem menção ao gol mais bonito: na Rua Javari, contra o Juventus, mas que só é visto em recortes de computação gráfica. O catalão El Mundo Deportivo segue a mesma linha e traz, minuciosamente, todos os passos da carreira vitoriosa de Pelé.

Comentários