O brasileiro Gustavo Kuerten comemorará, com oito dias de atraso, a primeira vez que assumiu a liderança do ranking mundial. O catarinense disputará no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, uma partida com o americano Andre Agassi, adversário que derrotou na final do Masters de Lisboa, em 3 de dezembro de 2000. O resultado alçou o brasileiro à condição de melhor tenista do mundo.
"Aceitei a proposta na hora, minha disposição para enfrentar o Agassi sempre foi gigantesca. Todo aquele drama daquela semana, eu vivi durante a minha carreira. Acho que esse jogo vai relembrar tudo isso", disse o brasileiro. "Foi o jogo mais perfeito da minha vida, talvez nem em sonho eu consigo me ver jogando melhor contra o Agassi", brincou.
Na campanha pelo título do Masters de Lisboa, em 2000, Guga sofreu um tropeço logo na estreia, sendo derrotado pelo próprio Agassi em três sets. O brasileiro, no entanto, recuperou-se no torneio, derrotando o sueco Magnus Norman e o russo Yevgeny Kafelnikov e garantindo vaga na semifinal da competição.
Por um lugar na decisão do torneio, derrotou o americano Pete Sampras, um dos maiores nomes da história do esporte. Já na final, marcou um triplo 6/4 sobre Agassi para ficar com o título e assumir pela primeira vez a liderança do ranking da ATP, posição que ocupou por 43 semanas.
"Quem poderia imaginar que eu pudesse derrotar dois dos meus maiores ídolos e me tornar número 1. Os dois jogos, contra o Agassi e o Sampras, provavelmente estão entre as cinco grandes partidas da minha carreira, as mais perfeitas. Acho que esse é o adversário ideal para relembrar esse momento da minha carreira", encerrou o catarinense.