Brasileiro é o campeonato mais disputado do mundo

Argentino aproveitou rebote em jogada individual e chutou de esquerda para vencer goleiro Victor. Foto: Fábio Berriel/Gazeta Press

O Cruzeiro, de Montillo, é líder do Brasileiro com apenas um ponto de vantagem em relação ao Fluminense

Depois de 30 rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro, apontado como um dos mais equilibrados do mundo, tem dez times com chances matemáticas de ser tornarem campeões, ao contrário do que ocorre nas principais ligas europeias.

Com um nível técnico reconhecidamente elevado, o futebol europeu é, porém, bastante polarizado entre as grandes equipes e exclui os times médios e pequenos de qualquer briga por título ou até por classificação às competições continentais.

Um estudo comparou as últimas cinco edições dos principais campeonatos nacionais da Europa em sua 30ª rodada e concluiu: time pequeno não tem vez no futebol europeu.

Campeonato Inglês: É o melhor exemplo da polarização do futebol europeu. Com as chances de título claramente concentradas no grupo dos quatro grandes do país (Liverpool, Arsenal, Chelsea e Manchester United), o futebol inglês costuma assistir à ascensão e à queda de alguns fenômenos passageiros (como o Manchester City nesta temporada), mas sempre acaba com a briga entre os gigantes na parte de cima da tabela. Prova disso é que desde a temporada 2005/2006, o time que liderou a Premier League em sua 30ª rodada sempre acabou campeão inglês.

Campeonato Espanhol: Na Espanha, a polarização é ainda maior, já que ao invés de quatro grandes, como na Inglaterra, são dois: Barcelona e Real Madrid. Lá, Sevilla, Valencia e Villarreal, os "médios", ainda conseguem brigar por vagas na Liga dos Campeões, mas não têm condições de lutar pelo título nacional.

Campeonato Italiano: Apesar de mais próximo do Brasileiro, a competição viu um domínio da Internazionale nos últimos anos. Isso porque, no país, as crises financeiras, políticas e até de corrupção (caso da Juventus, rebaixada em 2006) não são raras, o que deixa ainda mais clara a importância da organização administrativa. Já na 30ª rodada, a Itália costuma ter apenas dois times no duelo pelo título.

Campeonato Alemão: Com apenas 18 times na tabela, o torneio é, devido aos rígidos controles orçamentários da federação local, o mais próximo da Série A do Brasileiro. Nos últimos cinco anos foram três campeões diferentes (Bayern de Munique, Stuttgart e Wolfsburg) e equipes menores atingindo a classificação para competições europeias.

Campeonato Francês: Depois de viver muito tempo sob o domínio quase hegemônico do Lyon, de Juninho Pernambucano, a França, que tem mecanismos de controle similares aos alemães, voltou a ter uma briga mais aberta pelo título nacional. Nesta temporada, por exemplo, o Auxerre, que não é considerado grande no país, disputa a Liga dos Campeões.

Comentários