Turnê de Mano pela Europa pode reaproximar "medalhões" da Seleção

Mano Menezes sorri com a apresentação da Seleção Brasileira na vitória sobre a Ucrânia. Foto: AP

Presença de Mano em jogos pode promover retorno de Ronaldinho à Seleção

Mano Menezes resolveu estender a sua passagem pela Europa após a vitória da Seleção sobre a Ucrânia por 2 a 0 na segunda-feira, em Derby, na Inglaterra. O técnico vai acompanhar de perto mais quatro partidas no velho continente antes de voltar ao Brasil.

Nesta terça-feira, Mano estará em Wembley para ver de perto a Inglaterra, que recebe Montenegro pelas Eliminatórias da Eurocopa 2012. Depois, direciona suas observações para os grandes clubes europeus, e com isso pode reaproximar jogadores experientes do retorno à Seleção.

O técnico irá a duas partidas no Milan. Sábado, contra o Chievo pelo Campeonato Italiano, e na próxima terça-feira, diante do Real Madrid pela Liga dos Campeões da Europa. Ronaldinho, hoje com 30 anos, será o centro das atenções do time rubro-negro, que já tem Thiago Silva, Alexandre Pato e Robinho vestindo a camisa amarela.

Pelo time espanhol, Marcelo tem a chance de reconquistar sua vaga na lateral esquerda. Depois de ficar de fora da Copa do Mundo, o jogador foi convocado para uma semana de treinos em Barcelona no mês passado, mas foi cortado após lesão em treino da equipe merengue.

Na quarta-feira, dia 20, Mano acompanha a Inter de Milão contra o Tottenham, também pela Liga dos Campeões. O goleiro Júlio César (31 anos), o zagueiro Lúcio (32) e o lateral Maicon (29), que eram titulares indiscutíveis no Mundial da África do Sul, sob comando de Dunga, poderão ser observados.

Do elenco da Inter, apenas o jovem Philippe Coutinho, apenas 18 anos, foi lembrado pelo comandante nas últimas convocações. Além do trio de confiança de Dunga, o volante Thiago Mota também defende a equipe. Os três jogos que Mano vai acompanhar na Itália acontecem em Milão, no mesmo estádio: San Siro quando o Milan entra em campo, e Giuseppe Meazza com a Inter como mandante.

"Quero ver como (os jogadores) estão em seus clubes, para que eles possam render bem na Seleção Brasileira. Da mesma maneira que fizemos no Brasil, vamos fazer aqui fora", explicou o técnico, lembrando ter observado diversas partidas do Campeonato Brasileiro antes de convocar os atletas que atuam no país.

Mano deixou claro que pretende contar com mais jogadores que estiveram na Copa do Mundo a partir do ano que vem. Até agora, ele convocou apenas seis atletas do grupo liderado por Dunga: Robinho, Thiago Silva, Ramires, Daniel Alves, Nilmar e Gomes. A Seleção fecha a participação em 2010 no amistoso contra a Argentina, novembro, no Catar.

Comentários