Dementieva vence Stosur e ganha sobrevida no WTA Masters

A russa Elena Dementieva ganhou sobrevida no WTA Masters. Nesta quinta-feira, a número nove do ranking mundial venceu a australiana Samanta Stosur por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 7/6(4), e recuperou-se da derrota na estreia para a dinamarquesa Caroline Wozniacki, primeira tenista na classificação da Associação das Tenistas Profissionais.

A vitória sobre a até então líder do grupo permite a Dementieva novamente brigar por uma vaga às semifinais. Com uma vitória e uma derrota após duas rodadas, a russa precisará do triunfo diante da italiana Francesca Schiavone, por 2 sets a 0, para ainda ter chances de disputar o título do último torneio do calendário da WTA.

E a vitória desta quinta-feira só ocorreu em virtude da grande superação de Dementieva em quadra. No primeiro set, Stosur, invicta depois de duas vitórias, começou apresentando um forte ritmo sobre a russa, que conteve a pressão da adversária com um bom aproveitamento do primeiro saque (63%).

No entanto, nos momentos decisivos, a australiana mostrou maior precisão e conquistou duas quebras de saque, contra uma da adversária. Vantagem suficiente para Stosur fazer 6 a 4 e abrir vantagem.

A necessidade da vitória no segundo set fez Dementieva se soltar mais em quadra. Mais ousada e agressiva, a russa conseguiu melhorar o aproveitamento do primeiro saque para 72% e dominar a australiana. Eficiente, a número nove do ranking mundial conquistou duas quebras e devolveu o placar de 6 a 4.

O equilíbrio que tomou conta da partida seguiu na parcial decisiva. Com ambas as tenistas variando seus melhores momentos em quadra, o confronto acabou sendo decidido somente no tie-break. No desempate, Dementieva mostrou maior frieza e, ao cometer poucos erros, fechou por 7 a 4, sacramentando a vitória por 7 a 6.

Comentários