Com novo gol de Ronaldo, Corinthians volta à semi após 6 anos

Em sua quarta partida consecutiva com a camisa do Corinthians, Ronaldo mostrou novamente que está recuperando a forma física e mais uma vez brilhou diante da torcida alvinegra no Estádio do Pacaembu. Na noite desta terça-feira, o atacante marcou outro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Ituano e ajudou a colocar a equipe na semifinal do Campeonato Paulista, fato que não ocorria desde a edição de 2003, quando o clube do Parque São Jorge se sagrou campeão pela última vez.

Em seis jogos que foi a campo, os três últimos atuando durante os 90 minutos, a mais badalada contratação do futebol paulista deu seqüência à ótima média de gols e chegou a cinco desde a sua contratação, marca que o coloca na vice-artilharia corintiana, atrás apenas do zagueiro Chicão, que registra um a mais.

Com placar todo construído na primeira etapa, o time do técnico Mano Menezes alcança a segunda colocação provisória do Estadual, ultrapassando o São Paulo, e garante presença na semifinal, ao lado do rival Palmeiras. Com 38 pontos, o time já não tem mais condições de terminar a fase inicial como líder e só poderá garantir os direitos de jogar pelo empate e decidir em seus domínios na semifinal, caso confirme a posição até domingo que vem.

No entanto, a classificação já serve para apagar um fastasma que perseguia o clube nas últimas edições. Entre os fracassos no Estadual e a mudança da disputa para o sistema de pontos corridos, que ocorreu nos anos de 2005 e 2006, o time não sabia o que era disputar uma semifinal desde a edição de 2003. Além disto, o Corinthians se segurou como único invicto do Paulista e igualou a maior período sem derrotas atuando no Pacaembu.

Com 23 jogos sem ser batido, o time alvinegro alcança o desempenho registrado entre 1993 e 1994. A atual série vitoriosa deu início após o dia 19 de julho do ano passado, quando perdeu para o Bahia por 1 a 0, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram 18 vitórias e apenas cinco empates atuando no estádio paulista.

Para somar mais três pontos no Pacaembu, o Corinthians não teve dificuldades e logo tratou de abrir vantagem. Com 2min após o apito inicial, o menor dos três atacantes escalados por Mano foi quem mais alto pulou para completar uma cobrança de escanteio da direita. Com 1,69 m, Jorge Henrique venceu a defesa adversária no jogo aéreo e cabeceou a bola para as redes.

A vantagem no placar logo no início da partida entusiasmou ainda mais a torcida do Corinthians nas arquibancadas do Pacaembu. Em campo, no entanto, a equipe demonstrava desorganização, mas contou com o oportunismo de Ronaldo e nova falha do sistema defensivo do time de Itu para aumentar a diferença no placar. Elias cobrou falta rapidamente para Alessandro, que tocou para o centroavante só empurrar para as redes e ser ovacionado pela torcida.

A festa que vinha do lado de fora aumentou aos 41min, desta vez com Cristian. Posicionado para a bola ao lado de Chicão, o volante cobrou falta com força e viu o goleiro Alexandre Fávaro deixar a defesa escapar pelo meio de suas mãos. Na segunda etapa, o Corinthians administrou mais a partida. Antes do apito final para comemorar o acesso às quartas-de-final, Ronaldo voltou a balançar as redes, mas o gol foi anulado após o bandeirinha anotar impedimento.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 3 x 0 ITUANO

Gols
Corinthians: Jorge Henrique, aos 2min, Ronaldo, aos 27min, e Cristian, aos 41min do 1º tempo

Deslizes da arbitragem:
- Reclamação dos jogadores do Ituano da rápida cobrança de falta do Corinthians, no lance que deu origem ao segundo gol. Segundo os atletas, o árbitro estaria advertindo um marcador da equipe visitante quando Elias bateu rápido e achou Cristian, que só teve o trabalho de servir Ronaldo;
- Gol anulado de Ronaldo aos 40min do segundo tempo. Em posição duvidosa de impedimento, o atacante foi lançado pelo meio e tocou por cima do goleiro Alexandre Fávaro, mas teve o lance invalidado em seguida

Ponto Forte do Corinthians
Atuação no primeiro tempo, quando partiu para cima do Ituano, com a formação com três atacantes, e definiu a vitória

Ponto Fraco do Corinthians
Ritmo lento no segundo tempo, quando passou a administrar o resultado e deu mais espaços ao Ituano

Pontos Fracos do Ituano
Falhas de posicionamento da defesa e do goleiro, que erraram nos três gols corintianos

Personagem do jogo
Cristian, do Corinthians

Esquema Tático do Corinthians
4-3-3
Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Cristian, Wellington Saci (Boquita) e Elias (Túlio); Dentinho (Morais), Ronaldo e Jorge Henrique; técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do Ituano
3-5-2
Alexandre Fávaro; Henrique, Anderson, Thiago Bernardi (Alex Fraga) e Ceará; Reinaldo (Ricardo Xavier), Serginho, Peter (Carlos Eduardo), Moacir e Muriqui; Alex Afonso; técnico: Zetti

Cartões Amarelos
Corinthians: Túlio, Morais e Alessandro
Ituano: Thiago Bernardi, Peter, Ceará, Carlos Eduardo e Moacir

Cartões Vermelhos
Ituano: Ceará

Árbitro
Guilherme Cereta de Lima

Público:
19.632 pagantes

Renda:
R$ 461.496,00

Local:
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Outros resultados:

Oeste 1x1 Palmeiras
Guarani 1x2 Mirassol
Paulista 1x1 São Caetano
Mogi Mirim 2x2 Bragantino

Comentários