Da Javari para Berlim, brasileiro briga por título alemão

Um entre centenas de brasileiros desconhecidos. Foi assim que Raffael chegou à Europa. Muito mais um anônimo que uma estrela, o jovem meia-atacante havia deixado o Juventus da Mooca para tentar a sorte no desconhecido FC Chiasso, que acabara de subir para a segunda divisão do Campeonato Suíço. Hoje, no vai-e-vem do futebol, o jogador, 24 anos, briga com unhas e dentes pelo título alemão.

Nascido em Fortaleza, Raffael passou pelo Vitória da Bahia mas, ainda menino, chegou ao Juventus. Foi então que pintou a oportunidade de jogar no exterior - uma chance que o jogador agarrou, mesmo com medo do que poderia acontecer em um país estranho, ainda que altamente civilizado.

Ao contrário de boa parte das centenas de brasileiros desconhecidos que vão para a Europa longe dos holofotes, Raffael brilhou. Depois de dois anos lutando, chegou a um clube grande da Suíça e se manteve em evidência. Lucien Favre, considerado o principal mentor do título nacional do FC Zürich, partiu para o Hertha Berlin com a missão de repetir a façanha. Junto, levou o meia-atacante na bagagem.

De cara, Raffael virou titular da equipe e os brasileiros se perguntavam quem era aquele jogador do Hertha Berlin. Hoje, o cearense de Fortaleza pode dizer que venceu na vida: está na briga pela liderança do Campeonato Alemão e a oito rodadas para tentar levar o seu time a um título que jamais foi conquistado. Uma história e tanto.

Temos uma entrevista agora cedida pelo Terra:

Terra - Conte um pouco mais de seu início no futebol
Raffael - Tive uma passagem pelo Vitória e depois cheguei ao Juventus. Tinha 15 para 16 anos e fiquei duas temporadas e meia, até 2003. Cheguei ao profissional e joguei algumas partidas até me transferir para a Suíça.

Terra - Mas como você foi parar na Suíça?
Raffael - O Juventus não vivia uma situação financeira boa e havia acabado com quase todas as categorias de base e só restava os juniores e o profissional. Surgiu a oportunidade de ir para a Suíça, através de um empresário. O clube tinha acabado de subir para a segunda divisão e precisava de um atacante.

Terra - E você conseguiu aparecer na segunda divisão da Suíça?
Raffael - No primeiro ano, me destaquei e fiz 15 gols, mas não conseguimos o acesso, por ter ficado em terceiro lugar. Mas no segundo ano, fiz os mesmos 15 gols e acabei sendo emprestado para o Zürich. Quando cheguei por lá, fomos campeões suíços no primeiro ano, depois de 25 anos. E no segundo ano, fomos bicampeões.

Terra - Teve medo de se transferir para um país pouco tradicional do futebol? Como foi esse início?
Raffael - No começo eu tinha muito medo. Quando cheguei, queria voltar nos três primeiros dias. Cheguei em um país sem saber falar o idioma, sem estar habituado com a comida. Mas aí fui adiante e as dificuldades maiores foram essas mesmo, e o frio. Mas já passou e hoje estou bem com tudo.

Terra - Então você foi para o Hertha Berlin. Lucien Favre te levou para lá junto com ele?
Raffael - Ele é um excelente treinador, que gosta de futebol bem jogado. E no ano em que cheguei no Zürich, me encaixei bem na forma de jogar da equipe e por isso também que ele gosta de mim.

Terra - Rapidamente, você virou titular do clube. A que isso se deve?
Raffael - Não esperava tudo isso. Logo no começo, fui titular na primeira partida. O fato de conhecer o treinador me ajudou, mas quando você trabalha sério, com objetivo, pode chegar longe.

Terra - Berlim é a capital da Alemanha, mas o Hertha não é um clube vitorioso. Como está a expectativa pelo título?
Raffael - A cidade está muito empolgada, falam até que a gente já ganhou. Sabemos da história do Hertha, que faz quase 80 anos que não ganha um título nacional. Se acontecer, vamos ficar marcados no clube.

Terra - Como é viver em Berlim e na Alemanha?
Raffael - Aqui é tranqüilo, é uma cidade grande que tem muitos pontos turísticos. Eu e minha família não encontramos problemas e já dá para se virar um pouquinho com o idioma. Todos os brasileiros têm aula em duas ou três vezes por semana.

Terra - Você e o Cícero vivem momentos muito bons. Dá para pensar em Seleção?
Raffael- O Cícero, eu não acompanhava no Fluminense, mas quando chegou aqui não tive dúvidas. É um excelente jogador e ajuda muito a equipe. Quanto à Seleção, não sou diferente dos outros e tenho um sonho. Mas primeiro tenho meus objetivos, que é conquistar títulos no Hertha.

Terra - Te atrapalha não ser conhecido no Brasil?
Raffael - Atrapalhar, atrapalha um pouco. Saí do Brasil sem ser conhecido por ninguém e isso dificulta um pouco para o jogador chegar até a Seleção.

Terra - E se recebesse um convite da Alemanha, pensaria?
Raffael - Nunca passou na minha cabeça, mas se um dia aparecer a oportunidade, eu estiver preparado e for bom para mim, posso pensar.

Terra - Você pensa em ficar raízes no Hertha ou uma transferência para um clube maior seria bem-vinda?
Raffael - Meus planos são de ficar, tenho três anos de contrato. Pretendo cumprir e ver depois o que aparece. Se for bom para mim, a gente vê.

Terra - Tem vontade de jogar no Brasil? Em qual clube?
Raffael -Tenho vontade, sim. Já falei isso, pretendo um dia disputar um Campeonato Brasileiro. Em especial, com o São Paulo, que é meu time de coração. Mas no Brasil, tem outros grandes clubes em que todos querem jogar.

Comentários