LeBron brilha e Cavs saem na frente em playoffs

Com grande atuação do ala LeBron James, o Cleveland Cavaliers venceu o Detroit Pistons por 102 a 84, na Quicken Loans Arena, fazendo 1 a 0 na eliminatória dos playoffs da Conferência Leste da NBA.

LeBron marcou 38 pontos e pegou oito rebotes, além de dar sete assistências.

Já o ala Joe Smith foi outro bom nome no Cavs, com 13 pontos.

O ala-pivô brasileiro Anderson Varejão atuou por quase 35 minutos e teve um desempenho discreto: seis pontos e quatro rebotes.

Pelos Pistons, o destaque foi o jovem Rodney Stuckey, com 20 pontos. O ala-armador Richard Hamilton também atuou bem e marcou outros 15.

O próximo duelo está programado para terça-feira, também na Quicken Loans Arena.

Confira o guia da Conferência Leste:

Depois de uma longa temporada e 82 jogos para cada time, chegaram os playoffs da NBA. O momento mais esperado para as 16 equipes classificadas começa neste sábado e se estende até meados de junho, quando estão programadas as últimas partidas das finais da Liga.

O Boston Celtics, atual campeão e maior vencedor da história, terá dificuldades para defender seu título. Na Conferência Leste, o Cleveland Cavaliers aparece como grande favorito e promete desbancar a equipe do técnico Doc Rivers.

Na primeira rodada, os confrontos serão: Cleveland Cavaliers (1) x Detroit Pistons (8); Boston Celtics (2) x Chicago Bulls (7); Orlando Magic (3) x Philadelphia 76ers (6) e Atlanta Hawks (4) x Miami Heat (5). Confira a análise dos times do Leste.

1 - Cleveland Cavaliers (66-16)

Ponto forte: Não é à toa que o Cleveland tem a melhor campanha da Liga. Melhor defesa (permite apenas 91,4 pontos por jogo), um caldeirão (a Quicken Loans Arena, antiga Gund Arena) e LeBron James no melhor de sua forma, candidatíssimo a MVP da temporada. O time parece mais preparado do que nunca para o título.
Ponto fraco: O time foi impecável na temporada regular, mas ainda precisa provar que é competitivo nos playoffs. Em uma eventual final contra os Lakers, a maior experiência do rival pode pesar.
Cestinha: LeBron James (28,4 pontos por jogo)
Reboteiro: LeBron James (7,6 rebotes por jogo)
Curiosidade: Ficou a uma vitória de igualar o recorde da NBA de vitórias em casa na temporada regular. Venceu 39 dos 41 jogos. O Boston Celtics de 1985-86 venceu um a mais.

2 - Boston Celtics (62-20)

Ponto forte: A tradição e o fato de ser o atual campeão da NBA já falam por si. Até nos momentos mais difíceis, não dá para duvidar da força dos Celtics. Além de Paul Pierce e Ray Allen, o armador Rajon Rondo cresceu bastante e tem ajudado o time no perímetro.
Ponto fraco: A ausência de Kevin Garnett, com uma lesão no joelho direito, faz grande diferença. Ele pode ficar fora até se o Boston se classificar às finais. Sem ele, Boston venceu 18 e perdeu 7 partidas.
Cestinha: Paul Pierce (20,5 pontos por jogo)
Reboteiro: Kevin Garnett (8,5 rebotes por jogo)
Curiosidade: Tem a maior seqüência de vitórias na temporada. Foram 19, entre novembro e dezembro.

3 - Orlando Magic (59-23)

Ponto forte: Dwight Howard faz toda a diferença no garrafão. É o grande pivô da Conferência Leste e está em sua melhor temporada na Liga. Além disso, foi bem em grandes jogos: Venceu os Lakers nos dois encontros, e os Cavs outras duas, em três jogos. A defesa é consistente.
Ponto fraco: Para brigar por algo além das semifinais de conferência, o time precisa de Hedo Turkoglu e Rashard Lewis, que vão para os playoffs no sacrifício.
Cestinha: Dwight Howard (20,6 pontos por jogo)
Reboteiro: Dwight Howard (13,8 rebotes por jogo)
Curiosidade: O time tem o pior aproveitamento da NBA em lances livres. Nesta temporada, a média está em apenas 71,5%.

4 - Atlanta Hawks (47-35)

Ponto forte: O trabalho coletivo e a forte defesa fazem dos Hawks um time "operário". Não há qualquer grande estrela, mas Joe Johnson, Al Horford, Mike Bibby e Josh Smith formam um quarteto consistente. A vantagem de quadra na primeira rodada também conta.
Ponto fraco: O trauma de 2008 precisa ser superado. Mesmo classificado na oitava posição, o time encarou de igual para igual os Celtics, levou a decisão para o sétimo jogo, mas perdeu em uma apresentação pífia. Além disso, falta "o" jogador para os momentos decisivos.
Cestinha: Joe Johnson (21,4 pontos por jogo)
Reboteiro: Al Horford (9,3 rebotes por jogo)
Curiosidade: O técnico Mike Woodson já tem um título da NBA, mas como assistente-técnico. Ele era o braço direito de Larry Brown no Detroit Pistons de 2004-05.

5 - Miami Heat (43-39)

Ponto forte: Dwayne Wade recuperou a boa fase na parte final da temporada regular e tem feito atuações memoráveis, como nos 55 pontos diante dos Knicks, em 12 de abril. Depois da ausência nos playoffs da temporada passada, Miami pode conseguir ao menos ir para as semifinais da Conferência.
Ponto fraco: Desde a saída de Shaquille O´Neal, falta força no garrafão. Udonis Haslem e Jermaine O´Neal tentam cobrir essa lacuna. Sozinho, Wade não pode vencer todos os jogos.
Cestinha: Dwayne Wade (30,2 pontos por jogo)
Reboteiro: Udonis Haslem (8,2 rebotes por jogo)
Curiosidade: Entre os times que estão nos playoffs, é o que menos pega rebotes. São apenas 39,5 por jogo, terceiro pior desempenho da Liga.

6 - Philadelphia 76ers (41-41)

Ponto forte: Quebrou uma série de seis derrotas seguidas com uma vitória em Cleveland (apenas o Lakers conseguiu repetir o feito). O time pode crescer na pós-temporada com Andre Miller em boa forma e Thaddeus Young retornando de contusão.
Ponto fraco: Mesmo com Andre Miller, falta força no perímetro. O time tem o pior aproveitamento de 3 pontos na NBA, apenas 31,8%.
Cestinha: Andre Iguodala (18,8 pontos por jogo)
Reboteiro: Elton Brand (8,8 rebotes por jogo)
Curiosidade: Evoluiu apenas uma vitória em relação ao ano passado, quando ganhou 40 jogos.

7 - Chicago Bulls (41-41)

Ponto forte: É um time jovem e com grandes talentos que podem levar Chicago a vôos altos nos próximos anos. A equipe está se encorpando, com a aquisição de John Salmons e a ótima temporada de estréia de Derrick Rose. Ele é forte candidato ao prêmio de melhor calouro.
Ponto fraco: Ainda é uma equipe a ser temida no futuro. No presente, porém, falta rodagem nos playoffs. Sem a vantagem de quadra, deve cair contra o Boston Celtics.
Cestinha: Ben Gordon (20,7 pontos por jogo)
Reboteiro: Brad Miller (7,8 rebotes por jogo)
Curiosidade: Derrick Rose é o cestinha entre os calouros que estão nos playoffs: 16,8 pontos por jogo.

8 - Detroit Pistons (39-43)

Ponto forte: Apesar da temporada irregular, os Pistons crescem em playoffs. O time vai como franco-atirador diante dos Cavs, o que pode ser benéfico. Um time que tem Richard Hamilton, Rasheed Wallace e Tayshaun Prince não pode ser menosprezado.
Ponto fraco: O técnico Michael Curry estréia no cargo e ainda está a procura da melhor forma de jogo para os Pistons. Larry Brown ainda deixa saudades em Auburn Hills.
Cestinha: Richard Hamilton (18,3 pontos por jogo)
Reboteiro: Antonio McDyess (9,8 rebotes por jogo)
Curiosidade: O técnico Michael Curry foi jogador da equipe em duas oportunidades (1995-97 e 1999-2003).

Comentários