Santos elimina Palmeiras e quebra tabu de 40 anos

Um empate no Palestra Itália já bastava para o Santos garantir vaga na final do Campeonato Paulista, mas a equipe alvinegra não se intimidou, foi para cima e venceu o rival Palmeiras por 2 a 1, neste sábado. Com o triunfo, a equipe comandada por Vágner Mancini quebra um tabu de 40 anos sem vencer o rival no estádio do adversário em campeonatos estaduais.

A última vez que o Santos venceu no Palestra foi ainda na Era Pelé, dia 18 de junho de 1969. Na ocasião o time liderado pelo melhor jogador de todos os tempos venceu por 3 a 0, com dois gols do então camisa 10 e um de Toninho Guerreiro. De lá para cá, os dois times se enfrentaram dez vezes no estádio, com seis vitórias palmeirenses e quatro empates.

Outro tabu quebrado pelo Santos e mais uma vez em relação ao estádio palmeirense é que o clube comandado por Vanderlei Luxemburgo ainda não havia sido derrotado em casa no Paulista. Foram sete jogos e sete vitórias no Estadual deste ano.

Finalista, agora o Santos aguarda seu adversário na decisão. O confronto será decidido neste domingo, depois da partida entre Corinthians e São Paulo. O time alvinegro saiu na frente na primeira partida, quando venceu por 2 a 1. Para avançar, basta ao Corinthians um empate no Morumbi. Já o São Paulo precisa vencer em casa.

Com a bola rolando, diferente do que era esperado, o Santos foi para cima do Palmeiras desde o início e buscou a vitória mais do que o rival, que precisava do triunfo para avançar. A pressão deu resultado ainda no primeiro tempo aos 17min, com Madson. Neymar recebeu e deu lindo passa para o camisa 10, que tocou com categoria na saída de Marcos.

O Palmeiras não conseguia sair para o ataque e, já no segundo tempo, Paulo Henrique colocou Neymar na cara do gol. O camisa 7 avançou e foi derrubado por Maurício Ramos que, além de fazer o pênalti, foi expulso de campo. Kléber Pereira cobrou com perfeição e abriu 2 a 0.

O time da casa resolveu então ir para cima e contou com uma falha incrível de Fábio Costa para diminuir. Aos 29min, o volante Pierre chutou fraco de fora da área, a bola subiu e passou entre as pernas do arqueiro e capitão santista. Foi então que o jogo pegou fogo.

O zagueiro Domingos entrou no lugar de Neymar e imediatamente iniciou uma discussão com Diego Souza. Na mesma hora, o árbitro Sálvio Spínola expulsou os dois jogadores. O meia palmeirense precisou ser contido pelos companheiros, mas conseguiu se livrar e voltou ao campo para agredir o santista com uma rasteira.

A partida recomeçou e os ânimos esfriaram. Já não havia tempo para mais nada e o Santos garantiu vaga na final.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 1 x 2 Santos

Gols
Palmeiras: Pierre aos 29min do 2º tempo
Santos: Madson, aos 17min do 1º tempo, Kléber Pereira, aos 7min do 2º tempo

Polêmicas
O zagueiro Domingos substituiu Neymar aos 35min do segundo tempo. Logo que entrou em campo, o zagueiro chegou perto de Diego Souza e os dois iniciaram uma discussão. O árbitro viu e expulsou ambos os atletas. Inconformado com o vermelho, o palmeirense partiu para cima do santista, que simulou uma agressão e caiu no gramado. Diego Souza foi contido pelos companheiros de clube, mas conseguiu se livrar e partiu para a agressão sobre Domingos com uma rasteira.

Lances bizarros
- Logo aos 9min do primeiro tempo, o auxiliar foi sinalizar um lateral e a bandeirinha acabou quebrando na sua mão. Logo depois o quarto árbitro trocou o instrumento do profissional.
- O zagueiro Danilo quase marca um gol contra de calcanhar. Após cruzamento de Paulo Henrique, o goleiro Marcos cortou e o defensor se atrapalhou.
- Nos minutos finais do jogo, o meia Madson fez linda jogada pela esquerda, cortou o zagueiro do Palmeiras e, de frente para o gol, chutou o chão e desperdiçou a chance.

Ponto Forte do Palmeiras
Boas atuações de Diego Souza e Armero que, em raras jogadas, partiram para cima dos santis e craram algumas chances

Ponto Forte do Santos
Velocidade do ataque com Neymar, Kléber Pereira e Madson

Ponto Fraco do Palmeiras
Precisando vencer, setor ofensivo formado por Keirrison, Lenny e Ortigoza mostrou apatia durante a partida

Ponto Fraco do Santos
Fraca atuação dos laterais Luizinho e Triguinho

Personagem do jogo
Madson

Destaque negativo do jogo
Briga entre Domingos e Diego Souza

Esquema Tático Palmeiras
4-4-2
Marcos; Fabinho Capixaba, Danilo. Maurício Ramos e Pablo Armero; Pierre, Jumar (Deivid Sacconi), Evandro (Marcão) e Diego Souza; Lenny (Ortigoza) e Keirrison; Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático Santos
4-4-2
Fábio costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Roberto Brum (Pará), Germano, Paulo Henrique e Madson; Neymar (Domingos) e Kléber Pereira (Roni); Técnico: Vágner Mancini

Cartões Amarelos
Palmeiras: Marcão
Santos: Roberto Brum, Germano, Madson

Cartões Vermelhos
Palmeiras: Maurício Ramos e Diego Souza
Santos: Domingos

Árbitro
Sálvio Spínola Fagundes Filho

Local
Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Comentários