Corinthians luta para manter fama de carrasco do Atlético-PR

A Arena da Baixada volta a receber um Atlético-PR e Corinthians pela Copa do Brasil nesta quarta-feira à noite. Se jogar em casa pode ser um alento para os atleticanos, aos corintianos, mostra a história, enfrentar o rival no Paraná traz boas recordações.

Em dois confrontos pela competição, o Corinthians conseguiu a classificação atuando fora de casa. Curiosamente, em ambas as temporadas também ganhou o Campeonato Paulista, perspectiva que se repete para 2009, já que tem vantagem confortável para a decisão com o Santos no próximo domingo.

Em 2001, quando enfrentou o Atlético-PR pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Corinthians havia empatado sem gols jogando em São Paulo. No jogo de volta, no dia 23 de maio, segurou a pressão adversária e se classificou com um gol de Ewerthon, então despontando entre os profissionais. Na mesma temporada, passou pelo Santos na semifinal e foi campeão paulista batendo o Botafogo de Ribeirão Preto.

Na outra ocasião, em 1997, o Corinthians conseguiu resultado histórico no Paraná. Em data anterior à inauguração da Arena da Baixada, os corintianos enfrentaram o Atlético-PR no Pinheirão e conseguiram reverter uma vantagem dos paranaenses, que haviam vencido por 2 a 1 em São Paulo no jogo de ida. No auge da equipe bancada pelo extinto Banco Excel, Mirandinha brilhou ao lado de Donizete no ataque e o placar de 6 a 2 definiu a classificação paulista. No Estadual, título conquistado sobre o São Paulo.

Em Campeonatos Brasileiros, por outro lado, o Atlético-PR conseguiu resultados marcantes contra o Corinthians nos últimos anos. Em 2004, os atleticanos fizeram 5 a 0 sobre os corintianos no Pacaembu, ocasionando a demissão de Osvaldo de Oliveira. Dagoberto, hoje no São Paulo, fez dois gols, enquanto Jadson, do Shakhtar, marcou mais três.

Em 2007, um empate entre as duas equipes, também no Pacaembu, deixou o Corinthians mais perto do rebaixamento. Betão abriu o marcador, mas Danilo e Alex Mineiro viraram para os visitantes. Só aos 47min do segundo tempo, um gol de Finazzi livrou a derrota.

Para o confronto com o Corinthians de 2009, o Atlético-PR aposta em seu ótimo retrospecto na Arena da Baixada nessa temporada. Em 14 jogos realizados em casa, os rubro-negros alcançaram 11 vitórias e um empate. As exceções ficam por conta das derrotas diante de J. Malucelli e Coritiba, adversários na luta pelo título estadual.

Comentários