FIA bane reabastecimento e aquecedores de pneus para 2010

Além de discutir o futuro da McLaren, a reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) também serviu para impor duas sensíveis mudanças no regulamento da Fórmula 1. Conforme foi anunciado nesta quinta-feira, a partir de 2010 não haverá mais reabastecimento durante as corridas, e os pilotos serão proibidos de utilizar mantas térmicas para aquecer os pneus.

Segundo a FIA, decidiu-se pelo fim das paradas nos boxes para colocar combustível no intuito de seguir cortando os gastos da categoria. Um outro motivo tem relação com a postura ecologicamente correta que o órgão vem assumindo.

"Foi confirmado que em 2010 o reabastecimento durante os grandes prêmios estará proibido para diminuir os custos do transporte de equipamento e para incentivar a fabricação de motores que economizem gasolina", disse a entidade por meio de comunicado. O reabastecimento voltou a Fórmula 1 em 1994 depois de um longo tempo de proibição.

Além dessa novidade, a FIA ainda confirmou que as tradicionais mantas, bem como qualquer outro tipo de aquecedores de pneus. não poderão ser mais utilizadas. Essa medida, que não conta com o apoio da maioria dos pilotos, já era esperada e quase foi colocada em prática ainda neste ano. Ela visa a aumentar o número de ultrapassagens, pois os carros voltarão à pista após as paradas com os compostos ainda frios.

Comentários