Goleiro falha, Avaí vence clássico e fica perto da final

Com um gol marcado por Odair aos 41min do segundo tempo, com direito a falha do arqueiro Márcio Angonese, o Avaí deu seqüência à fase vitoriosa no Estadual de Santa Catarina e deu mais um passo importante em busca do título. Na metade do hexagonal decisivo da competição, a equipe venceu o clássico com o Criciúma por 2 a 1 na noite deste sábado, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, e disparou na liderança da fase final.

Dono de duas vitórias e um empate, o time comandado pelo técnico Silas chega aos oito pontos e abre cinco de diferença para o rival do Heriberto Hulse, seu principal perseguidor até o momento. No entanto, Chapecoense, que tem dois, e Joinville, com apenas um, se enfrentam neste domingo, no Regional Índio Conda, e podem assumir a vice-liderança.

Longe de vaga na decisão, o Criciúma terá a chance da revanche na próxima quarta-feira, quando volta a pegar o rival, desta vez em seus domínios, enquanto Joinville e Chapecoense se encaram no dia seguinte, na Arena, em jogos da quarta rodada da terceira fase do Catarinense. Nos jogos restantes, no entanto, o Avaí terá duas partidas como visitante e apenas uma como mandante, no duelo da última rodada contra a Chapecoense, único rival que o time de Silas ainda não venceu no hexagonal decisivo.

Além de se aproximar da final e do título, que daria novo ânimo para a equipe retornar à elite do futebol nacional logo em seguida, o time amplia a melhor marca do País como mandante, já que não perde na Ressacada há mais de um ano. Em 35 jogos, foram 21 vitórias e 14 empates. A última derrota da equipe foi em fevereiro de 2008, contra a Chapecoense, quando perdeu o título estadual. Após o fracasso, Silas assumiu o comando e segue sem ser batido em casa.

Com a bola rolando no Estádio da Ressacada, bastaram 3min para o Avaí abrir vantagem, em lance confuso na área do Criciúma. Depois de cobrança de escanteio do lado esquerdo do ataque, a zaga visitante não conseguiu afastar e André Turatto aproveitou a sobra para tocar de cabeça e encobrir o goleiro Márcio Angonese. Porém, mesmo com a festa que vinha das arquibancadas, o time mandante não conseguia usar o melhor momento para ampliar a vantagem.

Sem aproveitar as chances, o Avaí foi castigado aos 36min da etapa final, quando já administrava o resultado na espera pelo apito final. Depois de boa jogada de Flavinho pelo lado direito, Kempes megulhou dentro da área para escorar cruzamento e empatar a partida, superando pela primeira vez a grande atuação do goleiro Eduardo Martini. Em seguida, o arqueiro mais uma vez brilhou e desta vez parou Kempes em um chute de fora da área.

O goleiro do Avaí, inclusive, deu um grande susto na comissão técnica e em todos os jogadores ao desmaiar em uma disputa de bola logo no início da etapa final. Depois de ter o rosto atingido em um lance com Anderson Kanu, do Criciúma, Eduardo Martini apagou e ficou caído no gramado. Rapidamente atendido, o arqueiro retomou a consciência e pôde continuar em campo.

No entanto, no momento em que o Criciúma crescia na partida, o Avaí contou com seu talismã para voltar a dar alegrias à sua torcida e levar mais três pontos. Xodó das arquibancadas, Odair substitiu Caio aos 38min da etapa final e precisou de só três minutos para ir às redes. O jogador recebeu bola na intermediária, dominou no peito e arriscou para o gol, contando com a colaboração de Márcio Angonese do outro lado.

Comentários