Mesmo "sem saque", Federer se vinga de Stepanek

Derrotado surpreendentemente por Radek Stepanek nas quartas de final do último Masters 1000 de Roma, Roger Federer chegou à revanche nesta quinta-feira. Ainda que continue devendo em um de seus principais fundamentos, o saque, o suíço não teve trabalho para controlar o checo e avançou com parciais de 6/4 e 6/1.

Em um confronto que já ganhou contornos de rivalidade, especialmente em virtude das comemorações animadas de Stepanek, Federer conseguiu triunfar sem muitos problemas. Seguro com 19 winners e 18 erros não-forçados, o favorito só deu bobeira no primeiro set, quando chegou a sacar em 5/3, mas só conseguiu abrir vantagem após obter nova quebra no game seguinte.

Conseguindo controlar os slices e as subidas à rede do checo, o número dois do mundo permitiu que o rival ganhasse apenas 13 dos 28 pontos em que tentou voleios. Curiosamente, havia sido essa mesma tática a utilizada pelo 19º colocado da lista de entradas para bater o helvético na Cidade Eterna há 12 meses, aplicando duplo 7/6.

Apesar de ter conhecido sua segunda vitória na Itália em menos de 1h10, Federer mostrou que ainda precisa melhorar o saque, o qual o próprio tenista havia criticado 15 dias atrás, no Masters 1000 de Monte Carlo. Ante Stepanek, o preferido da torcida teve um aproveitamento de apenas 43% de primeiro serviço, sendo que tal estatística chegou a ser de 33% na parcial de abertura.

Em todo caso, o suíço conseguiu mais uma vez minimizar as críticas e tenta agora voltar às semifinais em Roma, onde já foi vice- campeão em 2003 e 2006. Nesta sexta-feira, ele pode ter de buscar mais uma "vingança" caso seu oponente seja Gilles Simon, que vem de duas vitórias seguidas contra o antigo melhor do planeta, ambas na temporada passada. O francês top 10 enfrenta o qualifier alemão Mischa Zverev, 76º colocado do ranking.

Comentários