Cabisbaixa, Alemanha bate Uruguai e leva 3º lugar de novo

  Foto: AFP

Khedira marcou o gol que definiu a vitória alemã por 3 a 2

Em uma partida movimentada no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, a Alemanha - que não mostrou muito ânimo nas comemorações - bateu o Uruguai por 3 a 2 e assegurou a terceira colocação da Copa do Mundo de 2010. O jogo teve duas viradas e derrubou um tabu da história dos Mundiais: pela primeira vez, uma seleção ficou com o 3º lugar em duas ocasiões consecutivas. Em 2006, os germânicos venceram Portugal por 3 a 1 e obtiveram a mesma colocação.

Müller, Jansen e Khedira marcaram os gols que garantiram o terceiro lugar da Copa para a Alemanha pela quarta vez em sua história. Para o Uruguai, que brigava por sua melhor colocação desde a Copa de 1970 - quando ficou em quarto após perder exatamente para os alemães - não foram suficientes os gols de Cavani e Forlán.

As duas seleções tiveram mudanças entre os titulares. Do lado uruguaio, o técnico Oscar Tabárez sacou Victorino, Álvaro Pereira e Gargano para os retornos de Lugano, Fucile e Suárez; pelos alemães, o artilheiro Klose, com dores nas costas, foi a maior baixa, ficando a um gol de igualar o recorde de Ronaldo em Copas (15 gols). O brasileiro Cacau foi seu substituto. O capitão Lahm, o goleiro Neuer e o meia-atacante Podolski também ficaram de fora, dando lugar a Aogo, Butt e Jansen.

Sob uma chuva torrencial, os dois times encontraram dificuldades em tocar a bola no começo da partida. O mau tempo, somado à falta de iniciativa das equipes, fez com que os primeiros minutos de jogo fossem pouco movimentados. A primeira chance foi uruguaia: aos 9min, Forlán bateu falta para fora, com perigo.

A resposta veio três minutos depois. Özil bateu escanteio e Friedrich acertou cabeçada na trave; no rebote, o desvio de Müller foi interceptado por Godín. Pouco a pouco, os alemães foram dominando as ações no meio de campo, levando perigo ao gol uruguaio.

O gol não demorou a sair. Aos 18min, Schweinsteiger - que assumiu a braçadeira de capitão com a saída de Lahm - arriscou de longe e o goleiro Muslera rebateu a bola para o meio da área. Thomas Müller aproveitou a falha do camisa 1 e só teve o trabalho de chutar para o gol vazio no rebote, marcando seu quinto gol na Copa do Mundo.

O time alemão diminuiu o ritmo depois de abrir o placar e permitiu a reação dos sul-americanos. Com 27min, após Schweinsteiger ser desarmado no meio de campo, Suárez puxou o contra-ataque e acionou Cavani na esquerda. O jogador entrou na área e tocou com tranquilidade no canto de Butt para empatar.

Os últimos lances do primeiro tempo foram todos do Uruguai, que cresceu após o empate. Aos 41min, Suárez escapou pela direita e ficou cara a cara com o goleiro, mas o chute cruzado saiu ao lado. Três minutos depois, Forlán tentou fazer gol olímpico em cobrança de escanteio pela esquerda e quase surpreendeu Butt.

Os uruguaios continuaram melhores na volta do intervalo. Com 2min, Forlán deu belo passe para Cavani na área, mas Butt saiu bem para abafar; na sobra, Suárez chutou em cima do goleiro alemão. Aos 5min, porém, não teve jeito: Arévalo cruzou da direita e Forlán emendou um lindo sem-pulo para virar a partida, chegando também à marca de cinco gols no Mundial.

Mesmo sem muita inspiração, a Alemanha demorou só cinco minutos para empatar. Boateng levantou a bola na segunda trave, Muslera saiu mal e Jansen subiu para desviar de cabeça, deixando tudo igual no placar e cortando o bom momento do Uruguai no jogo. Aos 12min, Özil teve a chance de marcar o terceiro, mas demorou para chutar e foi desarmado na área.

Suárez assustou Butt com um chute forte de longa distância aos 17min, mas o camisa 22 alemão espalmou bem. Dois minutos depois, Forlán parou novamente em boa defesa do goleiro. A Alemanha jogava bastante pela esquerda com Jansen, que arriscou e mandou para fora aos 24min.

Quando tudo parecia indicar um empate no tempo normal, Khedira fez o terceiro da Alemanha. Após cobrança de escanteio aos 36min, a bola rebateu em Lugano e sobrou limpa para o volante alemão, que cabeceou para o fundo das redes e definiu o terceiro lugar para a seleção europeia. Forlán ainda acertou a trave no último lance do jogo e por pouco não levou a decisão para a prorrogação.

Comentários