Espanha domina indicados a melhor da Copa; Messi está na lista

  Foto: Getty Images

Vencedor do prêmio será conhecido depois da final de domingo

O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, e o diretor executivo da Adidas, Ruben Vardanian, anunciaram nesta sexta-feira os indicados a melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. O destaque ficou para o domínio da Espanha, com três atletas candidatos ao prêmio, e para a inclusão do argentino Lionel Messi. Já a Seleção Brasileira terminou sem nenhum nome na lista de dez escolhidos.

Participante da decisão no próximo domingo, a Espanha é o país que mais tem jogadores indicados à "Bola de Ouro". A Holanda, adversária dos espanhóis na final do Mundial, e a Alemanha, que disputa o terceiro lugar, aparecem logo atrás com dois candidatos cada.

Finalistas da Copa do Mundo, os espanhóis colocaram entre os nomeados os meias do Barcelona, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, e o artilheiro da equipe de Vicente Del Bosque neste Mundial, David Villa. Adversário da "Fúria" na final, os holandeses tem como candidatos o meia Wesley Sneijder, que já marcou cinco gols na competição assim como Villa, e o atacante Arjen Robben.

Embora tenha sido eliminado já nas quartas de final com a Argentina, Messi também está entre os indicados. Melhor jogador do mundo em 2009, o meia-atacante foi apontado o melhor em campo nas votações do site da Fifa apenas uma vez durante o Mundial, na vitória por 2 a 0 sobre a Grécia.

O Brasil, que também caiu na antepenúltima fase, não tem candidatos a vencer a "Bola de Ouro". Na África do Sul, o País contou com três atletas considerados os principais destaques individuais em suas partidas - Maicon na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte; Luís Fabiano na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim; e Robinho na vitória por 3 a 0 sobre o Chile.

Viva na disputa do terceiro lugar, a Alemanha, assim como a Holanda, torce por dois jogadores na luta pelo prêmio: os meias Schweinsteiger e Özil. O Uruguai, o outro semifinalista da Copa, está representado pelo atacante Diego Forlán.

Já a África não ficou fora da lista graças ao atacante de Gana Asamoah Gyan, responsável por perder o pênalti no último lance da prorrogação contra o Uruguai, ponto crucial para a queda dos ganenses do Mundial, também ocorrida nas quartas.

Os nomes anunciados foram indicados pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa. A eleição, porém, ficará a cargo de todos os jornalistas credenciados para a Copa, que poderão indicar o jogador de sua preferência a partir desta sexta até o apito final do árbitro inglês Howard Webb no próximo domingo, quando Espanha e Holanda decidem o título no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. Os votos são dados por meio do site da Fifa na internet.

Confira abaixo a lista de candidatos ao prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 2010:

Bastian Schweinsteiger (Alemanha)
Mesut Özil (Alemanha)
Lionel Messi (Argentina)
Andrés Iniesta (Espanha)
David Villa (Espanha)
Xavi (Espanha)
Asamoah Gyan (Gana)
Arjen Robben (Holanda)
Wesley Sneijder (Holanda)
Diego Forlán (Uruguai)

Comentários